Pular para o conteúdo
Polícia

Name abre mão de testemunhos de psiquiatra, ex-mulher de Rios e júri pode ser concluído na quarta

Acusado manteve apenas um advogado como testemunha e juiz calcula júri mais curto que o previsto
Anna Gomes, Thatiana Melo -
Jamil Name Filho com Defesa (Nathalia Alcântara, Midiamax)

O julgamento desta terça-feira (18), teve reviravoltas com Filho abrindo mão do restante de suas testemunhas, um psiquiatra e a peça-chave da Omertà, Eliane Benitez Batalha. A única testemunha de Name é o ouvido logo após o delegado Paulo Sartori, que estava investigando a morte de Matheus Coutinho, assassinado em 2019.

A defesa havia arrolado três testemunhas para Name que foram dispensadas nesta manhã. O juiz Aluízio Pereira fez o comunicado na volta do intervalo, “Jamil Name abriu mão de todas as testemunhas. A Eliane saiu de testemunha do Jamil e vai ficar só pelo Rios”., falou.

O que tinha previsão de quatro dias pode terminar na quarta-feira (19), segundo o juiz Aluízio Pereira após a desistência de outras testemunhas que estavam previstas para serem ouvidas. 

No segundo dia, a defesa de Name e o promotor do Gaeco, Gerson Araújo, protagonizaram um bate-boca em relação a ordem de perguntas a uma testemunha.

“Os jurados estão ouvindo do que o senhor (Sartori) se recorda, e eu digo que está errado. Há 1 dia estamos ouvindo policiais sobre o que sem lembram”, questiona a defesa, que é rebatida pelo delegado.

“Deixa os debates para depois, pode fazer a pergunta”, diz Sartori. O delegado estava à frente da investigação da morte de Matheus Coutinho. Segundo o delegado, as investigações de inteligência monitoraram a tornozeleira de Zezinho, mostrando que ele esteve próximo à casa de Paulo Xavier. “Durante o depoimento, o Eurico foi claro em dizer que Juanil confessou ter dirigido o carro e Zezinho efetuou os disparos”, falou Sartori.

O delegado também fez parte da Força-Tarefa nas investigações da Operação Omertà, assim como a delegada Daniela Kades e Tiago Macedo, além de Carlos Delano. 

Segundo dia do júri

Neste segundo dia do júri considerado da ‘década’, vão sentar no banco para depor Eliane Benitez Batalha, a peça-chave da operação desencadeada após o assassinato de Matheus, em 2019, filho do ex-militar Paulo Xavier, conhecido como ‘PX’. 

Na época em que Marcelo Rios foi preso com a descoberta da casa das armas, Eliane prestou depoimento no Garras, onde chegou a ficar com os filhos. Ela relatou que o marido na época trabalhava para a família Name, e que estava preocupado com o assassinato por engano de Matheus, já que o alvo era o ‘PX’.

Eliane ainda detalhou que pegou conversas do marido que tinha como missão entregar dinheiro a um delegado para atrasar as investigações de Ilson Figueiredo, morto na Avenida Guaicurus, com vários tiros de fuzil. O delegado Márcio Shiro Obara era quem estava à frente do caso, já que na época era titular da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), que depois passou a ter como titular o delegado Carlos Delano, que participou da Força-Tarefa da Omertà.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Últimas Notícias

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá