Policiais militares do distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã, na fronteira com Pedro Juan Caballero, foram acionados para ajudar a conter um incêndio criminoso em residência, que teria começado por volta das 17 horas deste domingo (30).

De acordo com informações do solicitante, as chamas já teriam tomado conta de dois cômodos e iria atingir a sua residência, uma vez que as casas são geminadas, sendo divididas por apenas uma parede, colocando em risco não só a vida da sua família, mas também das residências de vizinhos próximos.

Ao chegar ao local, a PM encontrou a residência em chamas e muita fumaça escura proveniente do seu interior. De imediato, o COPOM foi acionado via rádio para que informasse aos Bombeiros sobre o incêndio e fosse deslocada uma viatura de combate a incêndio para o local.

Devido à gravidade da situação e o risco de o incêndio tomar proporções incontroláveis, a equipe solicitou aos vizinhos próximos que disponibilizassem mangueiras e baldes para que, juntamente com algumas pessoas que se ofereceram para ajudar, tentassem controlar as chamas até a chegada da equipe de BM.

Entretanto, devido à existência de materiais inflamáveis dentro dos cômodos, além de guarda-roupas e camas de madeira, colchões e muitas roupas espalhadas, as chamas continuavam a se alastrar.

A equipe, mesmo sem dispor de nenhum tipo de equipamento de proteção individual necessários para o combate a incêndio, tomou a atitude de adentrar na residência em meio às chamas e à fumaça, colocando em risco a integridade física e a própria vida da guarnição, juntamente com alguns populares.

Com o auxílio de baldes, mangueiras e enxadas, foi possível controlar as chamas, segundo informações do boletim de ocorrência. Em seguida, três equipes do Corpo de Bombeiros vistoriaram o local e constataram que não havia mais focos de incêndio.