Pular para o conteúdo
Polícia

Data marcada: PCC ordena ‘salve’ para ataque a policiais penais em penitenciárias

Datas de ‘salves’ estariam marcadas para o dia 28 de novembro e 3 de dezembro
Thatiana Melo -
Presídio federal de Campo Grande

A facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) teria marcado datas para ‘salves’ em penitenciárias do país em ataques a policiais penais. No dia 27 de outubro, a Coordenação Geral de Inteligência do sistema penitenciário federal emitiu um comunicado para que os servidores permanecessem em alerta máximo.

Os líderes da facção ordenaram aos membros que levantassem dados sobre os agentes de segurança para os ataques, nas penitenciárias. Duas datas teriam sido agendadas: dia 28 de novembro e 3 de dezembro. Um dos alvos do PCC em documento obtido pelo Jornal Midiamax, no alerta feito no dia 27 de outubro, seria a Penitenciária Federal de Campo Grande e a do Distrito Federal.

A descoberta das datas marcadas pela facção ocorreu depois de informações circularem entre detentos encarcerados no Presídio do Distrito Federal I, no Complexo Penitenciário da Papuda, segundo o jornal Metrópoles. Ainda foi descoberto que os presos estavam se comunicando com os chamados ‘catatais’ – bilhetes escritos em pedaços de papel – para fazer o levantamento de dados sobre policiais penais, em Brasília.

Alerta máximo

O plano da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) em executar policiais penais federais ainda está ativo, segundo documento descoberto. Em agosto de 2022, operação prendeu 7 membros da facção que planejavam atentados contra policiais e juízes no Estado.

As penitenciárias federais alvos da facção seriam no Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, segundo documento obtido pelo Jornal Midiamax. 

A Coordenação Geral de Inteligência do sistema penitenciário federal emitiu o alerta para que os servidores permanecessem em alerta máximo.

No documento, os alvos da facção já teriam sido identificados e alertados sobre os riscos. Ainda se pede para que os agentes evitem transitar por lugares ermos, andar uniformizados ou com qualquer acessório que os identifique. 

O alerta ainda pede para os agentes que ao entrarem em estabelecimentos traçarem estratégia de fuga, caso algo aconteça. O documento foi emitido no dia 27 de outubro deste ano.

Policiais penais que trabalham no Presídio Jair Ferreira de Carvalho, a Máxima, também estariam sendo alvos de ameaças da facção criminosa PCC, segundo informações obtidas pelo Midiamax.

Plano do PCC para matar policiais e juízes

Após a interceptação de um bilhete em tom terrorista, em maio de 2022, com ameaças a juízes e à polícia, o Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) deflagrou no dia 30 de agosto de 2022, uma operação em conjunto com a Polícia Penal, que acabou na prisão de sete membros do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Foram feitas operações pente-fino nas penitenciárias do Estado. As investigações apontaram que uma célula da facção criminosa, que estava estabelecida na região cone-sul do Estado, estaria se organizando para colocar em prática atentados contra servidores públicos. Os alvos seriam um investigador de polícia, um policial penal e um juiz. Os nomes dos presos da facção não foram divulgados.

Os servidores seriam alvo do PCC devido ao exercício de suas funções. Durante as investigações, foi descoberto que alguns integrantes, mesmo presos, de dentro dos presídios continuavam a dar ordens, que eram executadas por quem estava em liberdade.

Em 31 de agosto de 2016, um policial penal foi alvo de um atentado a tiros na cidade de Naviraí. Ele seguia em uma moto Honda Biz, quando os autores, em duas motos, se aproximaram e começaram a atirar. O ataque ocorreu próximo à capela mortuária da cidade, a 100 metros da delegacia da Polícia Civil local.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Quinta-feira será quente e com chance de chuva em Mato Grosso do Sul

Motociclista fica ferido ao perder controle e bater contra árvore em MS

Tortura: Mulher tem cabelos cortados, é espancada e perseguida na Calógeras em Campo Grande por ex

Brasileiro tem caminhonete roubada enquanto jogava em cassino paraguaio

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

Rio de Janeiro registrou queda de 18% na Razão da Mortalidade Materna

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Rodada de quinta-feira tem quatro brasileiros pela Libertadores

Bahia, Internacional, Flamengo e Palmeiras estreiam na Liberta, enquanto Brasil Sub-17 desafia a Venezuela

Polícia

Homem é encontrado morto em frente de casa com facadas no peito e namorada é suspeita de crime

Mulher já teria esfaqueado outros namorados

Famosos

BBB 25: Renata perde paciência e detona aliados: ‘Não quero ficar perto’

Sem paciência, Renata bota a boca no trombone e esculhamba aliados do BBB 25; bailarina prometeu encarar brother após declarações polêmicas

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista de postos de Campo Grande

Escala divulgada pela Sesau indica mais de 60 profissionais disponíveis