Pular para o conteúdo
Polícia

Com 42 tenentes-coronéis na fila para promoção, oficiais aguardam mais vagas para assumir

Vice-governador anunciou que lei para ampliar vagas deve ser apresentada nesta semana
Aline Machado -
Última promoção foi em abril deste ano (Foto: Henrique Arakaki / Arquivo Midiamax)

Com 42 tenentes-coronéis na fila para promoção, a espera pode se arrastar por anos, já que as vagas estão travadas. Efetivos do e da de Mato Grosso do Sul aguardam graduações e a falta de atualização na lei seria o que impede as promoções. A última promoção foi realizada em abril deste ano.

As promoções são realizadas em datas específicas, 21 de abril, 13 de junho, 5 de setembro e 25 de dezembro, sempre de acordo com a disponibilidade de vagas, ou seja, para que haja promoção é necessário que um oficial de patente maior seja promovido, ou entre para reserva, como no caso dos que ocupam o último cargo de graduação na carreira.

Atualmente, 42 tenentes-coronéis estão aptos a serem promovidos a coronéis, no entanto, as 27 vagas destinadas ao cargo em Mato Grosso do Sul estão ocupadas por oficiais que permanecem no exercício da profissão.

Na última sexta-feira (15), o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, anunciou que as promoções do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado serão destravadas. Segundo ele, o governador Eduardo Riedel (PSDB) enviará, ainda nesta semana, a nova lei com a ampliação do quadro de efetivos para que entre em votação na Legislativa.

“O governador pediu para que eu anunciasse que na próxima semana ele encaminhará para a Assembleia Legislativa o quadro de efetivos dos Bombeiros e da Polícia Militar, assim destravando todas as promoções”, afirmou José Carlos Barbosa.

O presidente da Aspra (Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Mato Grosso do Sul), Cláudio Benites da Silva, explicou que a lei é bianual e deveria ser apresentada em 2022, no entanto, a última atualização foi em 2020.

“A lei atualiza o número de policiais e bombeiros existentes na corporação e amplia o quadro. Estamos na expectativa porque isso possibilita que sejam feitos novos concursos e ingressem novos efetivos na carreira, além de que, quando o militar atinge o interstício, mas a lei não é atualizada, isso gera desmotivação na tropa porque ele está apto para ser promovido e receber outro patamar salarial, mas isso não acontece”, pontua.

Conforme dados apresentados ao Jornal Midiamax, em 2020 a lei previa efetivo de 27 coronéis, com a atualização o número deve passar para 37, se a lei for aprovada pelos deputados. Já a quantidade de major deve ser de 96; capitão de 134; 1º tenente 167; subtenente 321 e terceiro sargento 1.157.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Prazo se aproxima, mas 342 mil ainda não declararam o Imposto de Renda em MS

Daniel transformou carro em motorhome para viajar de Bela Vista ao Alasca: “Sonho de criança”

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Café da manhã para mães incentiva doação de sangue no Hemosul da Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

A 59ª edição da Expoagro foi oficialmente aberta neste sábado (10) em Dourados, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), que participou da cerimônia de abertura e discursou ao lado de lideranças políticas, empresariais e do setor agropecuário. O evento, um dos mais tradicionais do agronegócio em Mato Grosso do Sul, começou sob chuva, … Continued

Cotidiano

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Durante o evento, o campeão paralímpico Yeltsin Jacques alcançou a melhor marca do ano nos 1500 metros

MidiaMAIS

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Apresentação teve acompanhamento de luxo da Orquestra de Câmara do Pantanal e também da Cia de Dança

MidiaMAIS

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

O Midiamax separou cinco receitas deliciosas para curtir o Dia das Mães em família no clima frio do Mato Grosso do Sul; confira