A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou um arrendatário em R$ 120 mil por armazenamento ilegal de embalagens vazias de agrotóxicos e o dano em 9,4 hectares de APP (Área de Preservação Permanente), em Jardim, cidade a 235 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com a polícia, durante fiscalização terrestre, a polícia se deparou com diversas irregularidades em duas fazendas próximas à cidade de Guia Lopes da Laguna . Em uma das fazendas, foi constatado o armazenamento irregular de embalagens vazias de agrotóxicos e o dano em 9,4 hectares de Área de Preservação Permanente. Além da construção de dois drenos, havia a plantação de lavoura dentro da APP. Na outra propriedade, foi constatada a construção de 08 drenos e danos em 11,7 hectares em Área de Preservação Permanente.

Ainda segundo a PMA, a guarnição entrou em contato com o arrendatário rural das duas propriedades que informou não possuir autorização ambiental para a realização das atividades mencionadas. Dessa forma, o homem foi autuado administrativamente em R$ 120 mil e ainda foi notificado a apresentar Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada (PRADA), a construir depósito para armazenamento de agrotóxicos (adequando-se conforme legislação em vigor), bem como a realizar preventivamente conservação de solo e água, fim de evitar erosão e carreamentos de efluentes nos cursos hídricos, em toda a extensão dentro das propriedades.