Pular para o conteúdo
Polícia

‘Se aparece um nordestino na minha frente eu mato sem dó’: fala de estudante de Medicina é repudiada

Estudante de Campo Grande fez post nas redes sociais e causou revolta
Diego Alves, Clayton Neves -
Em relação à estudante, a reportagem entrou em contato com a universidade, que informou possível posicionamento sobre o caso, nesta terça-feira (1º) (reprodução)

“Se aparece um nordestino na minha frente eu mato sem do [sic]”, postou nas uma acadêmica de medicina de uma universidade particular de , na noite deste domingo (30). A postagem com ameaça xenofóbica, não cita questões políticas, porém foi postada logo após a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República.

Após o primeiro turno, eleitores da região tornaram-se alvos de ataques xenofóbicos nas redes sociais, pelo fato de Lula liderar a votação nos nove estados da região. Em Dourados, a Polícia Civil chegou a abrir inquérito para apurar suposta prática de racismo contra nordestinos em grupo de condomínio de luxo da cidade.

Nota da :

A Uniderp repudia qualquer forma de discriminação e preconceito. A universidade reafirma seu compromisso institucional de promover o respeito e a diversidade, além de se empenhar para combater qualquer tipo de violência, seja de raça, gênero ou xenofobia. A Uniderp informa, ainda, que irá apurar as denúncias que chegaram ao seu conhecimento e, se cabível, adotará eventuais medidas necessárias.

A Atlética de Medicina também emitiu nota:

A Atlética de Medicina da Uniderp, em defesa da diversidade, contra o preconceito e a discriminação, vem a público repudiar veementemente a publicação postada em uma rede social, apresentando conteúdo discriminatório e xenofóbico que circulou entre os acadêmicos nesta segunda-feira (31).

Entendemos que atualmente, as redes apresentam, em sua natureza, a facilidade e possibilidade de se realizar afirmações de caráter pessoal e descontraído, contudo, deixa de ser apenas “expressões” quando o conteúdo evidencia o preconceito e desrespeito ao próximo.

Ressaltamos que esse tipo de comportamento não nos representa, e por isso, comunicamos que o responsável pela publicação será afastado de imediato de qualquer atividade associada a Atlética.

Nos solidarizamos com todos as pessoas que se sentiram ofendidas e com os nordestinos, que infelizmente, ainda são vítimas de comportamentos xenofóbicos.

Enquanto futuros médicos, defendemos a pluralidade, a diversidade, a ciência e nos colocamos contra toda forma de preconceito, seja de cor, credo, gênero, etnia, orientação sexual ou origem.

(Alterada para acréscimo de informações)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

ONU: Trump exige libertação de reféns pelo Hamas em Gaza para guerra acabar

Acusado de matar homem em bar é condenado a 6 anos de reclusão em regime fechado

Trump declara apoio à reeleição de Milei

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

TCE-MS ainda não foi intimado sobre decisão judicial que suspende concurso

Notícias mais lidas agora

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

cimi

VÍDEO: Indígenas e policiais entram em conflito em aldeia de Caarapó

Ofensiva contra o PCC desarticula célula de facção em MS e bloqueia mais de R$ 290 milhões

Último dia para inscrições nas seleções das prefeituras de Camapuã e Caracol

Últimas Notícias

Cotidiano

Em combate ao mosquito da dengue, fumacê é reforçado no Bairro Nova Lima nesta terça

Trajeto terá início no cruzamento das ruas Francisco Pereira Coutinho e Venâncio Aires

Brasil

PE: jovem é morta com 60 facada por namorado

Homem confessou o crime em depoimento na delegacia

Publieditorial

Fisioterapia da rede hospitalar Cassems se consolida como referência no MS

Presente em 5 hospitais da rede, o serviço alia equipamentos modernos, tecnologias de ponta e profissionais altamente capacitados realizou 57 mil atendimentos em 2024

Brasil

Conselho de Ética abre processo contra Eduardo Bolsonaro

Há pelo menos quatro processos contra Eduardo em tramitação no Conselho de Ética