A Polícia Federal deflagrou a Operação “Sem Ruídos”, na manhã desta quinta-feira (20), em Ponta Porã, cidade que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O foco é uma organização criminosa especializada no descaminho de equipamentos eletrônicos de alto valor agregado utilizados na realização de grandes eventos.

De acordo com informações da Polícia Federal, material era adquirido no Paraguai e remetido para vários estados brasileiros. As investigações apontaram que pessoas físicas e jurídicas se dedicavam à comercialização e locação de equipamentos de iluminação, painéis de led e sonorização de alta tecnologia.

Os equipamentos, segundo a PF, eram destinados à sonorização de alta tecnologia para realização de eventos, desde casamentos até grandes shows musicais. As vendas e locações eram anunciadas em sites e mídias sociais controladas pelas empresas investigadas.

A organização criminosa mantinha filial de uma das empresas em Ponta Porã/MS, de onde despachava os produtos oriundos do Paraguai, mediante a utilização de notas fiscais falsas de “remessa para locação”.