Operação desmonta rede de distribuição de drogas sintéticas e cogumelos alucinógenos no Paraguai
Ação da polícia paraguaia prevê 14 diligências em cinco cidade
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após investigações realizadas por Agentes Especiais da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), uma série de ações operacionais estão sendo realizadas em diferentes pontos do Departamento Central. O foco da “Nova Evolução” é o desmantelamento das redes de distribuição de drogas sintéticas e semissintéticas, além de cogumelos alucinógenos para consumo da população adolescente e jovem, principalmente.
Segundo a Senad, pelo menos 14 intervenções estão previstas em Assunção, Luque, Mariano Roque Alonso, San Lorenzo e Lambaré. A investigação, que remonta a vários meses, conseguiu identificar os componentes da rede de distribuição, que inclui jovens de nacionalidade paraguaia, brasileira, argentina e colombiana.
Ainda de acordo com as informações dos agentes da Senad, os integrantes têm o perfil de estudantes universitários, operadores de plataformas de transporte digital e supostos empreendedores. Muitos deles frequentam casas noturnas onde acontecem festas eletrônicas.
“Por meio de investigações agentes especiais verificaram a venda e o consumo de substâncias como ecstasy [MDMA], em diversas apresentações e qualidades, Crystal ou Meta [METHANPHETAMIN], Tusi [MDMA e KETAMINE], papelão ou tablet [LSD], bem como como cogumelos alucinógenos. Os preços variam de 70 a 300 mil guaranis por dose, de acordo com a substância”, diz uma nota divulgada pela Senad.
Segundo o órgão paraguaio, são substâncias poderosas, trazidas em grande parte do continente europeu. Geralmente são consumidos em eventos públicos ou privados com a participação de adolescentes e jovens, pois são considerados drogas associadas à “diversão”.
Essa rede específica estava voltada para pessoas com certo poder aquisitivo, considerando o custo das substâncias em questão. A maioria das drogas detectadas, segundo a Senad, “tem um perfil empatogênico, psicodélico, alucinógeno ou estimulante de alta potência”. São substâncias que geram dependência e comprometem seriamente o organismo, podendo inclusive causar a morte.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 por tentativa de golpe
A PF apontou quais crimes os investigados teriam praticado a partir do conjunto de elementos reunidos ao longo da investigação
Tribunal Penal Internacional emite mandados de prisão para Netanyahu e líderes do Hamas
A decisão transforma o primeiro-ministro israelense e os outros em suspeitos procurados internacionalmente
Loterias Caixa sorteiam cinco modalidades com prêmios milionários nesta quinta-feira
Sorteios da +Milionária, Quina, Timemania, Lotofácil e Dia da Sorte têm transmissão ao vivo
Homem foi morto esfaqueado por colega de trabalho em Taquarussu
Autor foi preso poucas horas depois e confessou o crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.