Pular para o conteúdo
Polícia

ERRATA: Advogada nunca atuou na defesa de Esdras Augusto, alvo da operação ‘Anjos da Guarda’

Denúncia do Gaeco aponta outra advogada como sendo quem recebeu mensagens de Esdras
Renata Portela -
Viatura da PF em operação. (Foto: Henrique Arakaki / Midiamax)

Ao contrário do que o Jornal Midiamax apurou na quarta-feira (10), Esdras Augusto do Nascimento Júnior, apontado como liderança do PCC (Primeiro Comando da Capital) – um dos alvos da operação ‘Anjos da Guarda’ da Polícia Federal -, não era cliente da advogada Inaiza Herradon, presa na operação contra a ‘Sintonia dos Gravatas’. A denúncia do (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) aponta outra advogada, também presa na ação, como sendo quem recebeu mensagens de Esdras.

Na denúncia, consta a informação de que a advogada em questão, em diálogo com Bruno Ghizzi, relata teor de mensagem repassada por Esdras, sobre uma suposta operação contra ela e outros advogados da Sintonia dos Gravatas. Ela chega a se dizer ‘tranquila’, pois ‘Eles não tem provas ainda’.

Inaiza é apontada na investigação do Gaeco como advogada de Cristhian Thomas Vieira, o ‘Tio Doni’, que estava na época custodiado no Presídio de Regime Fechado da Gameleira. Consta ainda na denúncia que Inaiza, junto com a advogada ligada a Esdras, teriam ‘visitado’ Edimar da Silva Santana, o Arqueiro do PCC, em julho de 2021.

As duas advogadas em questão são rés no processo sobre a Operação Courrier, que investigou a Sintonia dos Gravatas em Mato Grosso do Sul.

Alvo de plano de resgate

Esdras Augusto do Nascimento Júnior, que já esteve preso em Campo Grande no Presídio de Segurança da Gameleira, a ‘Supermáxima’, seria uma das lideranças do PCC (Primeiro Comando da Capital) a serem resgatadas. O plano de resgate foi descoberto e desencadeou operação da Polícia Federal que prendeu uma advogada em Mato Grosso do Sul.

Atualmente, Esdras estava detido em um presídio federal. Esdras chegou a ser apontado como ‘chefe’ da organização criminosa que contava com advogados para repasse de informações fora dos presídios em Mato Grosso do Sul. Conforme a coluna de Josmar Jozino, da UOL, Esdras seria uma das lideranças alvo do plano de resgate, além de Edmar dos Santos e Reinaldo Teixeira dos Santos.

Quando preso em Campo Grande, Esdras estaria inclusive planejando a morte de juízes e promotores, o que foi relatado no âmbito da Operação Sintonia dos Gravatas. Esdras teria se aproximado de Marcola, Marcos Willians Herbas Camacho, quando cumpriu pena no Presídio Federal de Brasília, antes de ser transferido para Campo Grande. Aqui, passou a ser encarregado de transmitir as ordens e informações aos ‘gravatas’.

Advogada presa em operação contra resgate de lideranças do PCC

A advogada, que não teve o nome revelado, foi presa na manhã desta quarta-feira (10) em , a 323 quilômetros de Campo Grande, na Operação Anjos da Guarda, da Polícia Federal. Foram três mandados cumpridos em Campo Grande e em Três Lagoas.

Segundo as investigações da PF, a facção PCC planejava até sequestrar autoridades para negociar soltura de lideranças. A advogada foi presa em Três Lagoas e outro mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade. Em Campo Grande, um mandado de busca e apreensão foi cumprido contra membro da facção criminosa.

Cerca de 80 policiais federais cumpriram 11 mandados de preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, em Mato Grosso do Sul, Rondônia e no Distrito Federal. A casa de Cynthia Giglolli Herbas Camacho e Camila Gigiolli da Silva, esposa e cunhada de Marcola, foi alvo de mandados em Alphaville, na Grande .

Na região de Presidente Prudente (SP), as irmãs e advogadas Juliana de Araújo Alonso Mirandola e Simone Alonso também foram presas. Elas foram condenadas em 2017 sob acusação de integrarem a célula conhecida como Sintonia dos Gravatas.

Plano de resgate

Foi descoberto plano de resgate de líderes do PCC, encarcerados nas penitenciárias federais de Brasília e Porto Velho. Entre os presos beneficiados com o plano de resgate está Marcola, apontado como líder do PCC, que foi transferido de Brasília para a capital de Rondônia em março deste ano.

O plano contava com uma rede de comunicação estabelecida entre advogados para transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto os retornos das mensagens dos criminosos envolvidos no resgate. Os investigados aproveitavam os atendimentos e as visitas em parlatório, usando códigos para a comunicação.

Ainda segundo a investigação, quatro advogados ligados ao PCC acabaram presos. Além do provável resgate dos presos, a organização criminosa pretendia sequestrar autoridades para conseguir a soltura de criminosos, dentre outras ações.

Sintonia dos Gravatas

Ao menos 15 advogados foram identificados durante as investigações do Gaeco sobre o núcleo ‘Sintonia dos Gravatas’, do PCC, que terminou com denúncia contra 8 pessoas. Parte dos advogados, com mandados de prisão e busca e apreensão, foram alvos da Operação Courrier.

Conforme o relatório do Gaeco, os advogados são suspeitos de integrarem a facção criminosa, repassando recados entre os membros que estão presos. Entre eles, um advogado seria do estado de São Paulo e atua na defesa de Marcola.

Entre os investigados também estão dois servidores da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, um deles preso na operação e outro exonerado do cargo, além de dois policiais penais, um também preso.

Já entre os integrantes da facção que estão presos, foram apontados 5 como lideranças do PCC, que mantinham contato direto com os advogados investigados. A operação cumpriu 38 mandados, entre os de busca e apreensão e os de prisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Entre o medo e o fascínio, avistar uma onça no Pantanal é experiência inesquecível

Homem de 36 anos é preso em Ponta Porã com armas, drogas e R$ 1 milhão em dinheiro vivo

Flamengo perde a liderança do Brasileirão após derrota para o Bahia

Na luta contra a degola, Fortaleza vira sobre o Juventude e conquista vitória fora de casa

Notícias mais lidas agora

onça ataca peão

Peão foi atacado por onça enquanto trabalhava e precisou de auxílio em resgate aéreo no Pantanal

Caminhoneiro é flagrado com quase 1 tonelada de garrafas para falsificação de whisky na BR-262

maicon nogueira licenciamento ônibus petição

Nem negativa da Agetran deve impedir petição contra Consórcio nos terminais, diz Maicon Nogueira

Abstenção no “Enem dos Concursos” cai para 42,8%, segundo o Ministério da Gestão

Últimas Notícias

Esportes

Santos tem atuação apagada, perde para o Ceará e volta a flertar com o rebaixamento

Já o Ceará sobe para a décima posição e mantém bom desempenho na temporada

Esportes

Hoje tem gol? Gabigol marca mas Cruzeiro apenas empata com o lanterna Sport no Mineirão

Sport abriu o placar com Derik Lacerda, mas Gabigol empatou para a Raposa

Cotidiano

Incêndio volta a se intensificar no Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari

O fogo, que parecia estar controlado, voltou a atingir áreas críticas do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (PENT), em Alcinópolis. A informação foi confirmada pela prefeitura neste domingo (5). Regiões como o lado do Lúcio e o Rancho do Planalto, próximas à borda da serra, seguem sendo as mais preocupantes, já que o … Continued

Esportes

Ao lado de George, campo-grandense Saymon conquista etapa do Circuito Mundial

Saymon é campo-grandense e formou dupla com o atleta olímpico Saymon