Empresa que fornecia carne podre para escolas falsificava selo de inspeção federal em MS
Galpão de empresa foi alvo da Polícia Civil e Iagro em Campo Grande
Thatiana Melo, Clayton Neves, Aliny Mary Dias, Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A empresa alvo da operação da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), na manhã desta sexta-feira (23), em Campo Grande, falsificava selos de inspeção federal para atuar no fornecimento de carnes para escolas municipais e estaduais de Mato Grosso do Sul.
A empresa foi lacrada pela polícia. Uma denúncia feito ao MPMS (Ministério Público Estadual) levou a polícia ao galpão da empresa Embutidos Tradição Eireli, no bairro Atlântico Sul. Segundo o delegado Reginaldo Salomão, a situação em que os alimentos eram armazenados foi classificada como ‘trágica’. Equipes da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) também participaram da operação.
O delegado disse que foram encontrados pacotes de carne descongelando no chão e algumas com larvas e ovos, todas podres, sem condição de consumo. No galpão não havia telas de proteção para evitar a entrada de bichos e muitas moscas estavam no ambiente. Vizinhos afirmam que o mau cheiro na região era frequente.
O sal que era usado para fazer charque estava armazenado no banheiro junto de produtos de limpeza. O delegado afirma que o dono da empresa falsificava SIFs (Selos de Inspeção Federal), usando os registros de outras duas empresas.
Quando o dono da empresa percebeu a chegada da polícia fugiu. A Iagro e o Conselho de Medicina Veterinária estão no local para a apreensão das carnes podres. Ainda não foi pesada a carne apreendida.
Os advogados da empresa, que estavam no local acompanhando a operação, não quiseram falar com a reportagem a respeito do caso. O Jornal Midiamax também tentou contato com a empresa por telefone, mas nenhuma ligação foi atendida até a publicação deste texto.
Contratos com o poder público
Conforme o Portal da Transparência do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande, a empresa Embutidos Tradição forneceu alimentos para as secretarias estadual e municipal da Capital. O fornecimento de alimentos para escolas estaduais ocorreu até 2018, conforme as publicações no DOE (Diário Oficial do Estado).
Segundo as publicações em Diário Oficial de Campo Grande, a empresa também forneceu alimentos para escolas municipais até o ano de 2017. Entre os alimentos fornecidos à prefeitura da Capital em 2015 estão diversos cortes de carne ao custo de R$ 224 mil à época e também alimentos industrializados como fórmula infantil e biscoito de polvilho. Tudo era usado para merenda dos alunos da rede municipal.
Em publicação do mês de maio deste ano, o município acionou a empresa para aplicar penalidade de irregularidade em licitação lançada em 2017. Detalhes deste pregão não estão disponíveis no Portal da Transparência da prefeitura.
A reportagem acionou a prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado para mais detalhes sobre contratações firmadas com a empresa alvo da polícia e o espaço segue aberto para manifestação.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Investigação do RS contra lavagem de dinheiro do narcotráfico tem mandado cumprido em MS
A ofensiva contou com apoio operacional de 200 policiais civis gaúchos e de outros quatro Estados
Caminhão carregado de cerveja derruba carga; população tenta saquear as bebidas
Não houve feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal
Polícia realiza fiscalização contra furto de gado e crime ambiental no Pantanal
Foram realizados levantamentos aéreos e terrestres em propriedades rurais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.