Pular para o conteúdo
Polícia

Em operação, PF, Receita e CGU miram fraudes em licitação e afastam servidores dos cargos em MS

As investigações apuram uso de pessoas jurídicas para contratação de empresas com licitações fraudulentas
Danielle Errobidarte, Adriel Mattos -
PF está na sede do TCE, no Parque dos Poderes (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Operação de Ouro foi deflagrada pela Polícia Federal, e Controladoria Geral da União na manhã desta quinta-feira (8), em Campo Grande, contra organização criminosa especializada em fraudes de licitações e desvio de recursos públicos. O esquema criminoso foi identificado durante a Operação Lama Asfáltica e Operação Mineração de Ouro. Um dos órgãos alvos da operação é o (Tribunal de Contas do Estado).

Ao todo, são cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, 5 afastamentos de servidores públicos de suas funções e 5 monitoramentos eletrônicos, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Participam da operação 30 Auditores-Fiscais e Analistas-Tributários, 114 Policiais Federais e 7 servidores da CGU.

As medidas visam apurar a possível ocorrência de favorecimento de terceiros por servidores públicos, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa e contratação de funcionários “fantasmas”.

As investigações apuraram uso de pessoas jurídicas vinculadas à participação no certame para contratação de empresas com licitações fraudulentas. Entre as estratégias utilizadas para vencer as licitações, os investigados agiam com rapidez incomum na tramitação do procedimento, exigência de qualificação técnica desnecessária ao cumprimento do objeto, contratação conjunta de serviços completamente distintos em um mesmo certame e apresentação de atestado de capacidade técnica falsificado.

Os alvos foram identificados durante quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico na Operação Mineração de Ouro, além do material apreendido. Foi apurada a criação de diversos mecanismos de blindagem patrimonial para dissimular o destino dos recursos debitados nas contas da empresa contratada na licitação.

Os valores eram creditados em contas de pessoas jurídicas, que atuavam como laranjas, mas não tinham como justificar a quantidade de depósitos. Saques sem rastreabilidade dos favorecidos também dificultavam a identificação do caminho do dinheiro desviado.

Grandes valores eram sacados irregularmente no caixa, em cheques, em desacordo com os procedimentos operacionais do próprio banco. A operação também ocorre nas cidades de (DF), Miracema (RJ), São Paulo (SP) e (RS). O nome da operação faz alusão à forma adotada para o desvio de recursos públicos através da contratação fraudulenta de empresas para prestação de serviços a uma instituição pública do MS.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
senado jornada de trabalho papa

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Netanyahu anuncia morte de líder do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

inss

AGU calcula que pedidos de reembolso de aposentados do INSS já somam R$ 1 bi

IFMS divulga locais de prova dos concursos para docentes e técnicos

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Com bênção das rosas e venda do bolo de Santa Rita, Paróquia realiza tradicional celebração na Capital

Últimas Notícias

Transparência

ANTT defende redução de duplicação como alternativa para não subir pedágio da BR-163

Com nova proposta, CCR deverá duplicar menos da metade da rodovia

Polícia

Mulher sofre suspeita de fratura no nariz após ser agredida pelo ex-companheiro

Vítima disse que homem bateu a cabeça dela contra a parede durante as agressões

Cotidiano

Consulta ao maior lote do Imposto de Renda da história será aberto nesta sexta-feira

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição"

Famosos

Monique Evans se reconcilia com a filha após desentendimentos

Monique Evans chegou a ser bloqueada por Bárbara Evans nas redes sociais