Pular para o conteúdo
Polícia

DGPC-MS cria comissão especial para análise de rotinas laborais

Comissão vai analisar diversas manifestações da Assessoria Jurídica da DGPC
Renata Volpe -
DGPC criou Comissão Especial
DGPC criou Comissão Especial -Arquivo

Comissão Especial para análise de diversas manifestações, entre elas, de rotinas laborais, foi criada pela DGPC-MS (Delegacia Geral da Polícia Civil de ), segundo portaria divulgada nesta sexta-feira (27).

Conforme a portaria, para criação da Comissão, foi levada em consideração a manifestação da Assessoria Jurídica da Delegacia Geral sobre destinação da via física dos procedimentos de Polícia Judiciária após a digitalização e envio dos mesmos ao Poder Judiciário.

Além disso, a iminente integração entre o Sistema Operacional SIGO, plataforma utilizada pela Polícia Civil no Estado para lavratura dos documentos oficiais cartorários de Polícia Judiciária e o Sistema E-Saj, ferramenta Operacional utilizada pelo Poder Judiciário do Estado.

Sendo assim, já se encontra em andamento o cronograma de envio, em formato digital, dos procedimentos (Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados de Ocorrência e outros) pelas unidades policiais ao Poder Judiciário.

Também foi levado em consideração o surgimento, decorrente de tal integração operacional, de questões a serem dirimidas no tocante à rotina laboral de envio dos procedimentos de Polícia Judiciária, bem como as providências a serem adotadas quanto ao armazenamento, temporalidade de manutenção e destinação da via física dos autos, após serem digitalizados, bem como a temporalidade de manutenção dos arquivos digitais dos autos de procedimentos policiais.

A portaria define ainda a necessidade de estabelecer critérios normativos e rotinas laborais alusivos ao prazo de manutenção em sede policial e formas de encaminhamento ao Poder Judiciário, de objetos ou documentos apreendidos nos autos, os quais, por sua natureza, demandam preservação ante a eventual necessidade de serem novamente periciados (a exemplo de material gráfico coletado, documentos falsos e vestes com resquício de substância orgânica, dentre outros).

Por fim, a necessidade de estabelecer critérios norteadores de tais fluxos de trabalho, balizando vetores a serem observados, visando à uniformização das etapas a serem seguidas para o eficaz e seguro tratamento legal (sob o ponto de vista material e processual) das questões subjacentes ao processo procedimental transitório que porventura venham a surgir durante seu desenvolvimento.

A Comissão Especial foi constituída para discussão e estudo das questões ponderadas acima e outras que dela decorram, a qual deverá, ao final, apresentar relatório dos trabalhos desenvolvidos e minuta de proposta de regulamentação a respeito das questões em apreço.

Com isso, farão parte da Comissão: Corregedor Geral da Polícia Civil do MS; Assessor de Telemática da DGPC/MS; Assessor Jurídico da DGPC/MS; Coordenador da CPJ.

Os Departamentos de Polícia Especializada, Capital, Interior e Dracco deverão indicar um Delegado de Polícia para compor a comissão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista cai na pista em acidente entre motos e morre atropelado por carreta

Homem é preso por agredir cunhada durante bebedeira

Anac autoriza pela 1ª vez empresa a operar voo de balão

loteria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Empresário transfere R$ 1 milhão para Pix errado em MS

Últimas Notícias

Brasil

Senado aprova projeto do devedor contumaz após operação da PF contra crime organizado

O texto vai à Câmara dos Deputados

Cotidiano

VÍDEO: Jaguatirica acuada em depósito mobiliza operação para resgate

Foi utilizado rede de captura e gaiola de transporte específica

Polícia

Por ciúmes, mulher ficou em estado gravíssimo ao ser atacada a golpes de tesoura

Conforme informações, o caso teria ocorrido por ciúmes

Brasil

Câmara aprova regras para conservação e uso sustentável do Pantanal

De autoria do Senado, o Projeto de Lei 5482/20 será enviado à sanção presidencial