Pular para o conteúdo
Polícia

Delegados da PF discutem paralisar atividades

Insatisfeitos com os 5% anunciados pelo governo a título de reajuste para o todo o funcionalismo, delegados da Polícia Federal anunciaram ontem a aprovação de um pacote de medidas – que inclui a possibilidade de paralisação das atividades – em reação ao que chamam de “clara omissão” do governo de Jair Bolsonaro com relação à … Continued
Agência Estado -
Sede da Polícia Federal em Brasília (Foto: Agência Brasil)

Insatisfeitos com os 5% anunciados pelo governo a título de para o todo o funcionalismo, delegados da anunciaram ontem a aprovação de um pacote de medidas – que inclui a possibilidade de das atividades – em reação ao que chamam de “clara omissão” do governo de Jair Bolsonaro com relação à reestruturação de carreiras da corporação.

Entre as ações previstas pela classe estão a recomendação para que delegados não realizem viagens em missão sem o pagamento prévio de diárias e o envio de ofício ao diretor-geral da PF, Márcio Nunes de Oliveira, para que, em 30 dias, ele estabeleça critérios para compensação ou remuneração do sobreaviso da classe.

Junto com a Federação Nacional dos Policiais Federais e outras entidades que representam integrantes da PF, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) vai participar de atos da classe marcadas para o próximo dia 28, em todo o País

A ADPF aprovou ainda um indicativo de paralisação das atividades a ser ratificado em assembleia-geral extraordinária prevista para o dia 2 de maio. Os delegados defendem uma “cobrança pública e direta” do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a partir de tal data, caso não seja assinada a medida provisória da reestruturação da corporação até lá.

Os delegados também pretendem se reunir com presidenciáveis para “expor a necessidade de um verdadeiro compromisso com a valorização dos policiais que não ocorreu nos últimos anos”. Entre as pautas que a classe deseja levar aos candidatos ao Planalto estão a necessidade de mandato para diretor-geral da PF, com lista tríplice; sobreaviso remunerado; aumento dos valores das diárias; plano de saúde; estruturação de apoio psicológico; e reestruturação das carreiras policiais federais.

‘Marketing’

“Caso o presidente da República descumpra o compromisso público assumido por ele diversas vezes, os policiais da União não se manterão inertes diante do uso da valorização da segurança pública e da excelente imagem da Polícia Federal como ferramenta publicitária e de marketing político”, afirmou a ADPF, em nota.

Ainda de acordo com os delegados, eles estão “frustrados” com a ideia do governo de conceder aumento geral de 5% a todos os servidores civis e militares, como acertado com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O custo desse aumento para o funcionalismo é estimado em R$ 6,3 bilhões em 2022, ano em que o presidente tenta a reeleição.

No início desta semana, o ministro Anderson Torres se reuniu com policiais para tentar conter a insatisfação da classe, mas o encontro teve pouco efeito prático. Considerados uma importante base eleitoral do governo, os policiais federais haviam recebido a promessa de Bolsonaro de reestruturação das carreiras, com aumento de salário acima da inflação, por exemplo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão