Pular para o conteúdo
Polícia

Delegado quer novo interrogatório de Adélio, preso em Campo Grande por facada em Bolsonaro

Adélio passou por avaliação em junho deste ano
Thatiana Melo -
Adélio Bispo no presídio federal. (Foto: Divulgação/Arquivo)

O delegado Martin Bottaro Purper, escalado pela Polícia Federal para reabrir o inquérito a pedido da defesa de Jair (PL), pediu acesso do laudo de avaliação de Adélio Bispo de Oliveira, além de um novo interrogatório. Adélio está preso na Penitenciária Federal de Mato Grosso do Sul.

Adélio é responsável pela facada em Jair Bolsonaro, quando ele fazia campanha à presidência em 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Adélio passou por avaliação em junho deste ano, na penitenciária de , onde ele está há quatro anos, desde o atentado.

Mas, o acesso ao laudo foi negado pelo juiz Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande. O acesso foi negado no dia 4 de outubro. “O documento está sob sigilo absoluto e não constitui diligência investigativa sobre fatos pretéritos, que justifiquem sua utilização na averiguação da participação e/ou financiamento por terceiros, no delito praticado pelo internado”, foi o alegado pelo juiz, segundo a Folha de .

A autorização para reabertura do caso aconteceu em novembro de 2021 pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O objetivo da nova investigação, após duas outras concluírem que Adélio agiu sozinho, é investigar a tese propalada por Bolsonaro de que há “mandante” no crime, partindo da tese de que ele foi prontamente atendido pelo advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, que se ofereceu para fazer a denúncia visando a publicidade que teria o caso.

Laudo

No dia 25 de agosto, o laudo dos psiquiatras indicados pela apontou que “não houve cessação de periculosidade” em Adélio, que ainda apresentaria sinais de transtorno delirante paranoide.

O documento, que foi elaborado considerando 10 perguntas incluídas no processo, foi submetido ao juiz federal que avaliou se deveria ou não ser solto e voltar a conviver em sociedade – a expectativa, confirmada agora, era a da manutenção da prisão.

Facada em Bolsonaro

Em 6 de setembro de 2018, Bolsonaro participava de caminhada com apoiadores em Juiz de Fora, quando foi esfaqueado na barriga por Adélio, em um lance visto como fundamental para a disputa eleitoral daquele ano – na qual ele venceu Fernando Haddad (PT) no segundo turno. Desde então, o presidente pressionou para que fosse apontado quem seria o mandante.

Apesar da argumentação do presidente, as investigações da Polícia Federal concluíram que Adélio Bispo agiu sozinho, provavelmente motivado pelo Transtorno Delirante Permanente – que justificou o argumento judicial de que é inimputável. As apurações, no entanto, não pararam: a PF apurou quem estaria bancando os advogados que defendem Adélio Bispo.

As alegações de Bolsonaro levaram, inclusive, ao princípio de tensão entre o presidente e seu então ministro da Justiça, Sérgio Moro, diante de exigências para que fosse apurado “quem mandou matar Jair Bolsonaro”, como afirmou o ex-presidente após a demissão do ex-juiz federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal suspeito de matar cacique a facadas se apresenta à polícia de Dourados

Incêndio de grandes proporções em lavoura mobiliza bombeiros de MS e GO

Ex-secretária de Iguatemi, Ivoni Pelegrinelli representará Sesau durante comitê gestor

PF investiga vereador que declarou ter carro de R$ 35 mil e roda de caminhonete por Naviraí

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Homem é preso em flagrante pelo feminicídio de sogra em Dois Irmãos do Buriti

Últimas Notícias

Economia

Com tensão política, dólar fecha em ligeira alta na contramão do exterior

Após desvalorização de 3,19% em agosto

Polícia

Justiça mantém prisão de jovem que atropelou PM durante abordagem no Tiradentes

O atropelamento ocorreu na tarde desse domingo (7)

MidiaMAIS

UEMS promove Feira Geek com sessões de RPG, K-Pop e expositores nesta sexta-feira 

As atividades serão das 11h às 20h, no campus UEMS Santo Amaro, em Campo Grande

Polícia

Caminhoneiro é preso com 200 kg cocaína que seria levada para Campo Grande

Motorista confessou que deixou caminhão em Corumbá para ser abastecido com droga que seria levada para a Capital