Pular para o conteúdo
Polícia

Clima segue tenso em área ocupada por indígenas e ao menos 100 policiais estão no local

Polícia Federal também acompanha o caso
Marcos Tenório, Renata Portela -
Foto: Leitor Midiamax

Novo conflito entre policiais e indígenas foi registrado na tarde desta sexta-feira (24), em uma fazenda em Amambai, a 352 quilômetros de . É neste local que vive a segunda maior aldeia indígena de e um confronto nesta manhã terminou com 9 pessoas feridas, entre policiais e indígenas ou estrangeiros.

Em entrevista coletiva, o secretário Antônio Carlos Videira, da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) ressaltou que entre os indígenas também há estrangeiros, possivelmente paraguaios. Isso, porque eles vêm ao país vizinhos tentar cooptar indígenas como mão de obra barata para a colheita de maconha.

Secretário Videira – Foto: Stephanie Dias

A suspeita é de que sejam estes os homens armados que acabaram entrando em confronto com os policiais do Batalhão de Choque nesta sexta. O grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre indígenas e estes estrangeiros, teriam ocupado a fazenda na quinta-feira (23). Inicialmente, policiais foram ao local e eles saíram, mas depois retornaram.

Gerente da fazenda chegou a registrar boletim de ocorrência, relatando que quando o grupo voltou, estava armado e atirando. Na coletiva, Videira pontuou que tiros foram feitos inclusive contra o helicóptero da Casa Militar, que sobrevoa a região. A aeronave também levou reforço de policiais do Choque ao local.

No momento, estão na área aproximadamente 100 policiais, entre eles equipes da Polícia Federal de Ponta Porã. A PF ressaltou que compete aos agentes federais apenas “garantir a integridade de comunidades indígenas, quando essas se encontrarem em risco”. O secretário da ainda ressaltou que a aldeia de Amambai é considerada pacífica.

Policiais e indígenas feridos

Foi confirmada a informação de que três policiais do Choque foram feridos a tiros, que atingiram regiões dos braços e pernas, sem maior gravidade. Eles foram socorridos pelos colegas e levados ao hospital de Amambai. Já do outro lado, 6 pessoas ficaram feridas, mas não há confirmação se todas seriam indígenas.

Destas, quatro pessoas foram socorridas ao hospital local e outras duas, em estado mais grave, transferidas ao hospital de Ponta Porã. O novo conflito registrado nesta tarde não teve feridos, mas o clima no local ainda é tenso.

Videira ressaltou que não se trata de um caso de reintegração de posse, mas sim ação de combate aos crimes contra patrimônio e também contra a vida. Isso, porque na ocupação também teriam ocorrido ameaças e furtos, o que será apurado.

O mesmo também ocorreu na noite de quinta-feira em , ao sul do Estado. O secretário pontuou que a viatura da que chegou ao local, após indígenas tomarem a sede da fazenda, foi recebida com flechas e lanças. O material foi apreendido e o veículo chegou a ser danificado.

Os policiais chegaram até a sede da fazenda, quando o grupo então saiu do local. Os proprietários ainda tentam identificar o que foi levado da fazenda e será feita apuração do crime de furto ou roubo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confira a escala médica plantonista de postos de saúde de Campo Grande

tempo

Sol predomina, mas chuvas não estão descartadas nesta sexta-feira em MS

Polícia desarticula centro de produção de maconha em grande escala na fronteira com MS

Detento que fugiu de presídio em Campo Grande estava com viagem programada para RN

Notícias mais lidas agora

claudinho serra

Claudinho Serra, assessor e empreiteiro foram presos por ‘lavagem’ e organização criminosa

MPMS entra na mira da Corregedoria por deixar aprovados em concurso ‘na geladeira’

Servidora nomeada por Reinaldo agilizava esquema de fraudes e recebia até R$ 50 mil de propina

disney

[ BASTIDORES ] Agenda na Disney?

Últimas Notícias

Brasil

STF julga recurso de Carla Zambelli para anular condenação

Julgamento será feito de forma virtual pela Primeira Turma

Polícia

Ladrão invade residência em Dourados enquanto criança dormia e prepara almoço

Ao ouvir o barulho, o menino se escondeu embaixo da cama

Polícia

Motorista de empresa de alimentos tenta entrar com celulares em presídio de Campo Grande e acaba preso

Celulares e fones de ouvido estavam escondidos na cabine do caminhão

Emprego e Concurso

Semana termina com 1,7 mil vagas na Funsat

As oportunidades são distribuídas em 142 profissões e a maioria não exige experiência