Pular para o conteúdo
Polícia

Ações da inteligência e cooperação com ‘vizinhos’ fazem MS aumentar em 1.100% as apreensões de cocaína

Segurança precisa acompanhar mudança na estratégia de traficantes
Arquivo -

Dados divulgados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) mostram que as apreensões de cocaína aumentaram 616% nos dois primeiros meses do ano em . No primeiro bimestre do ano passado foi retirado de circulação um pouco mais de 128 quilos de cocaína, contra os 918,7 quilos interceptados pelas forças estaduais de segurança em janeiro e fevereiro deste ano.

[Colocar ALT]
(Foto: Divulgação/Dracco)

Para as apreensões realizadas até o dia 14 de março, o aumento é ainda mais expressivo, chegando aos incríveis 1.114% no comparativo com o mesmo período de 2021, ultrapassando 2,1 toneladas de cocaína apreendidas em MS este ano.

As apreensões realizadas nos primeiros 14 dias de março incluem duas grandes cargas, uma de 483,6 quilos, interceptada pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) da Polícia Civil. O caso ocorreu no dia 8, na MS-040, em Campo Grande e a outra de 540 quilos, tirada de circulação pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), no último dia 10, na MS-280, em Laguna Carapã.

Radares e Rios

Em fevereiro o DOF apreendeu mais de 1 tonelada de cocaína, em uma propriedade rural localizada na Linha Internacional, próximo a uma pista de pouso existente entre Coronel Sapucaia e .
“O que a gente tem percebido aqui na região de fronteira, é que houve uma mudança de estratégia e rotas por parte do crime organizado, por conta da instalação dos radares na fronteira com o Paraguai, em Porto Murtinho e Ponta Porã, e com a Bolívia em Corumbá”, afirma, coronel Wagner Ferreira da Silva, diretor do DOF.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, atribui o expressivo aumento nas apreensões de cocaína aos investimentos em equipamentos, viaturas, capacitações e inteligência, que segundo ele tem sido desenvolvida em parceria com os países vizinhos e com as outras instituições de segurança pública na esfera federal.

“Face à repressão feita no espaço aéreo com os radares e nas rodovias, com o aumento do policiamento proporcionado pela Operação Hórus, por exemplo, fez com que os traficantes voltassem a realizar o transporte de forma fracionada, via aérea dentro dos países vizinhos com aeronaves voando a baixa altitude e via terrestre e aquática em território brasileiro”, explica.

“Também tivemos apreensões de grandes quantidades de cocaína, que foram transportadas por exemplo pelo rio , até o município, onde seria embarcada em caminhões, mas graças a eficiência dos nossos policiais a droga acabou apreendida”, afirma Videira.

Outras drogas

De 1º de janeiro a 14 de março deste ano, as forças de segurança estaduais também apreenderam em Mato Grosso do Sul 75 toneladas de maconha, 1,4 tonelada de pasta base de cocaína, 535,4 quilos de e 28,7 quilos de crack, totalizando mais de 79,1 toneladas de drogas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação