Na segunda-feira (12), homem de 54 anos foi preso em flagrante pelo crime de maus-tratos, após constatação de que mantinha uma cachorrinha amarrada com arame farpado. O fato foi revelado após vizinhos salvarem o animal de uma chácara, nas margens da BR-060, em Campo Grande.

O casal de vizinhos ouviu durante a madrugada os choros da cachorra, além de gritos. Eles foram ao local e não encontraram o morador, mas como viram o animal agonizando, entraram na propriedade. Assim, o casal percebeu a cachorrinha amarrada com o arame farpado.

O arame estava no pescoço da cadelinha, que sangrava muito e tinha vários vermes e exalando cheiro fétido. O restante do corpo também estava enrolado com o arame farpado e a cadelinha aparentava estar há algum tempo já presa. Ela se matinha imóvel e o casal conseguiu cortar o arame e soltar o animalzinho.

A cachorra foi levada até uma clínica veterinária, que constatou a situação degradável do animal. Policiais da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) foram até a chácara, onde o homem, de 54 anos, acabou preso em flagrante.

Ele confirmou que mantinha o animal amarrado com o arame farpado. Além disso, foram encontradas 3 espingardas, 6 rifles e carne de caça no local, além da cabeça de uma capivara e armadilhas. Outros cachorros também estavam na chácara, aparentemente em situação de maus-tratos, sem se alimentarem corretamente.

Detido em flagrante, o homem passou por audiência de custódia nesta terça-feira (13), onde foi garantida pelo Judiciário a liberdade provisória.