Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Novo golpe do cartão filma seus dados durante entrega de aplicativo; saiba como se proteger

Delegado da Devir e superintendente do Procon MS dão dicas de como identificar golpe
Arquivo -

Novo golpe do cartão foi descoberto após um vídeo circular na internet, mostrando um moto entregador de comida por aplicativo, oferecendo a lanterna do celular para iluminar o cartão e máquina enquanto a vítima fornece, sem autorização, seus dados pessoais. Isso porque, na verdade, o golpista liga a câmera do aparelho, com flash, para filmar a operação. O vídeo despertou alerta de autoridades e órgãos de defesa do consumidor.

Nas imagens, é possível ver que o entregador ainda conversa com a vítima, uma idosa, e pergunta “quer que clareia aí para a senhora? (sic)”. O autor ainda disfarça a operação, alegando que “vai pegar sinal na máquina”, enquanto a posiciona em local possível de filmar os dados com clareza. Ele chega a virar o cartão diversas vezes e comenta “essas máquinas hoje em dia quando tem muito pedido na rua, elas ficam doidinhas (sic)”.

Confira o vídeo:

Segundo o delegado Gomides Ferreira dos Santos, da Devir (Delegacia Especializada em Crimes Virtuais), a forma mais eficaz de se proteger é decorar o código de verificação, que fica atrás do cartão, ou anotá-lo em um lugar seguro. “Em seguida, a pessoa deve apagar ou tapar com adesivo o número do código. Dessa forma, ele não poderá ser visto por outras pessoas”, afirma.

Além disso, o delegado sugere que o pagamento por aproximação pode ser uma alternativa usada para se resguardar, uma vez que não é necessário digitar a senha na máquina. “O pagamento por aproximação é mais seguro, mas não impede totalmente o golpe, pois o número pode ser copiado através do espelho”, detalha o delegado, em referência ao visor do equipamento.

A recomendação é que as vítimas desse tipo de golpe bloqueiem o cartão entrando em contato com o banco e, em seguida, registrem um boletim de ocorrência por estelionato. “Primeiro bloqueia o cartão e depois registra o boletim. É preciso atenção, pois o cartão não vai funcionar mais”, afirma.

Já o superintendente do (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), Marcelo Salomão, orienta que, caso o cliente suspeite de tentativa desse tipo de golpe por parte do moto entregador que chegou em sua residência, o ideal é nunca entregar o cartão nas mãos dele. “A primeira dica é jamais entregar o cartão para o moto entregador. Não aceite ajuda e, se não tiver iluminação o suficiente [na hora do pagamento], entre em sua residência ou vá para outro local”, indica.

Ainda segundo Salomão, a prática tem aumentado na Capital e o órgão de defesa já emitiu o alerta para os consumidores. “Não aceite ajuda com o celular, isso pode ser um indício de que ele esteja filmando os dados!”, orienta.

O crime, conforme explicado por Gomides, configura como estelionato, e o registro do boletim de ocorrência pode ser feito por meio da delegacia online da Polícia Civil. Acesse clicando aqui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Recordista mundial da maratona é flagrada em exame antidoping

De 5ª cidade que mais trai para fora do ranking: campo-grandenses estão mais fiéis

Lula promete taxar empresas americanas digitais

Deu certo! Após campanha de mãe, adolescente consegue fazer exame para iniciar tratamento

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Com açúcar entre os produtos mais exportados por MS, tarifaço de Trump preocupa setor

Últimas Notícias

Transparência

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

Empresários do ônibus querem receber mais que o dobro do valor pago por irregularidades nas linhas de ônibus de Campo Grande

Brasil

Entidade de magistrados do RS abre processo de expulsão de juíza demitida por fraudar métricas

Magistrada está afastada do cargo desde setembro de 2023

Brasil

Lula se reúne com estudantes vítimas de acidente na BR-153

Estudantes estava a caminho do congresso quando aconteceu o acidente

Política

Senadora Soraya Thronicke defende ajuda financeira para setores prejudicados por ‘tarifaço’ dos EUA

Senadora Soraya Thronicke (Pode-MS) encaminhou ofícios pedidos ao Governo Federal