Resolutividade de homicídios chega a 89% em MS, maior índice do país
Esclarecimento de homicídios no Estado fica acima da média nacional, que é de 44%
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso do Sul é o estado que mais esclareceu homicídios dolosos no Brasil, segundo a pesquisa Onde Mora a Impunidade 2021. O Estado teve percentual de esclarecimento de homicídios de 89%, seguido por Santa Catarina (83%) e Distrito Federal (81%). A média nacional foi de 44%.
Os dados analisados pela pesquisa referem-se aos homicídios dolosos, aqueles com intenção de matar, ocorridos em 2018 e esclarecidos até 2019. É o maior percentual registrado por MS desde a primeira publicação da pesquisa, em 2017.
O estudo aponta como avanço na resolutividade dessa categoria de crime nos estados a capacidade investigativa de esclarecimentos no mesmo ano da morte. Dessa forma, a pesquisa conclui que quanto mais tempo demora a atividade investigativa, mais difícil fica a identificação de autores, gerando maior possibilidade de o inquérito ter como destino o arquivamento.
Onde Mora a Impunidade também aponta que nos países das Américas os homicídios são frequentemente ligados ao crime organizado e gangues violentas. Além disso, a maioria deles é decorrente do uso de armas de fogo.
Pesquisa
Onde Mora a Impunidade é um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz desde 2017. Os pesquisadores solicitam aos Ministérios Públicos e aos Tribunais de Justiça das 27 unidades federativas do país informações sobre homicídios dolosos que geraram ações penais.
Na edição de 2021, foram solicitados dados de homicídios que aconteceram em 2018 e esclarecidos até 2019, por meio da Lei de Acesso à Informação. De todos os Estados do Brasil, 17 conseguiram informar com precisão os dados que permitiram que o Instituto realizasse o cálculo do índice de esclarecimento de homicídios, cuja taxa nacional foi de 44%.
Confira o estudo completo aqui.
Notícias mais lidas agora
- Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
- VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é assaltado e ladrão leva R$ 8 mil na Mata do Jacinto
Às autoridades, a vítima informou que o autor do crime estava armado com uma pistola
Gusttavo Lima é internado após desconforto e cancela agenda deste sábado
Gusttavo Lima, aos 35 anos, precisou cancelar o show que tinha agendado para este sábado (21) em São Paulo, após ser levado às pressas a um hospital. O cantor, que faria parte do line-up do festival VillaMix, começou a sentir fortes sintomas de um desconforto gastrointestinal e, apesar de ter recebido atendimento médico inicial, o…
Entregador de aplicativo furta cartão de crédito de cliente na Vila Moreninha II
A Polícia Civil investiga o crime
Homem procura delegacia após ter carro danificado por colisão no Cohafama
O autor da acidente fugiu do local sem deixar nenhuma informação
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.