Policiais militares da 10ª Companhia Independente salvaram um bebê que estava engasgado, na região do Bairro Bela Laguna em Campo Grande no final da tarde desta terça-feira (08).

De acordo com a polícia, equipe em rondas pelo bairro se deparou com um veículo acionando luz alta e, no momento em que os policiais pararam a viatura, duas mulheres, entre elas a mãe, aos prantos, estava com o filho no colo, desfalecido e arroxeado. 

A mãe disse que o filho não respirava e poderia ter se engasgado com algo. De imediato, os policiais pegaram o bebê e, o soldado Lima, iniciou o procedimento de tapotagem, utilizada na desobstrução de vias aéreas.

Logo depois, ainda de acordo com a polícia, o menino começou a recuperar a cor, mas sem respirar ainda. O comandanete da guarnição então decidiu que todos entrassem na viatura para que fossem ao posto de saúde do Coophavilla II.

O policial continuou com o procedimento e, ao chegarem ao posto de saúde, o bebê soltou um forte choro e voltou a respirar novamente. A criança então foi deixada para atendimento e, segundo a polícia, passa bem e está com o quadro de saúde estável.

Outro caso

O Corpo de Bombeiros salvou uma bebê de 14 dias que estava engasgada no dia 4 do mês passado em Nova Andradina, cidade a 296 quilômetros de Campo Grande. A recém-nascida estava com as vias aéreas obstruídas por broncoaspiração e foi levada às pressas ao Quartel do . A menina estava pálida, com os lábios e pontas dos dedos da bebê já arroxeados e não conseguia respirar.

A mãe contou que a criança havia sido amamentada minutos antes e foi colocada para dormir, momento em que percebeu que a filha começou a tossir e estava engasgada, publicou o site Jornal da Nova. Naquele momento, após ligar ao telefone 193, ela decidiu ir o mais rápido possível ao Quartel.

No quartel, a equipe realizou a técnica de tapotagem, utilizada na desobstrução de vias aéreas. O sargento Anderson, logo no primeiro ciclo da manobra, conseguiu desobstruir o líquido das vias aéreas da bebê. “Foi um momento de muita emoção”, disse o militar. Bem de saúde, a recém-nascida voltou para casa com a mãe.