Policiais militares ambientais de Coxim estão realizando fiscalização preventiva no rio Taquari, Coxim e afluentes e outros rios, em monitoramento e vigilância de cardumes na operação piracema. De acordo com a polícia, enquanto mantêm vigilância visual aos cardumes, as equipes utilizam para monitorar os rios nas áreas próximas. Nesta sexta-feira (19), no final da tarde, com uso de um , uma equipe visualizou dois elementos armando uma rede de (petrecho proibido), em uma corredeira denominada “Cachoeira Quatro Pés”, no rio Coxim.

Ao deslocar para a abordagem, os Policiais foram avistados à grande distância pelos infratores, os quais empreenderam fuga pela mata abandonando o petrecho ilegal. A equipe realizou diligências, porém, não conseguiu prender os criminosos. A rede de pesca, medindo 120 meros de comprimento foi retirada do rio e apreendida.

A PMA continuará em fiscalização preventiva, fundamental para evitar a depredação dos cardumes, especialmente com uso deste tipo de petrecho ilegal que tem alto poder de captura. Se identificados, os pescadores responderão por crime ambiental de pesca predatória. Há também previsão de multa administrativa de R$ 700 a R$ 100 mil.