A PMA (Polícia Militar Ambiental) autuou 42 infratores e aplicou R$ 61,4 mil em multas e apreendeu 555 kg de pescado no primeiro mês da operação Hot Points (pontos quentes) em Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, completou-se um mês da operação Hot Points (pontos quentes) de proteção aos recursos pesqueiros do Estado. Neste primeiro mês da operação foram abordadas 3257 pessoas, sendo 42 autuadas, na qual as multas aplicadas totalizaram R$ 61.404,96. Foram apreendidos 555 kg de pescado e 150 unidades de isca viva (tuviras). Com relação aos petrechos ilegais, foram retirados dos rios durante a operação, o que é fundamental para evitar a depredação dos cardumes, 4667 metros de redes e tarrafas (petrechos proibidos), além disso, recolhidos 562 anzóis de galho.

Ainda segundo a polícia, a operação conta com 325 Policias das 26 Subunidades no Estado e continua até o dia 4 de novembro às 00H00. Ela visa a fiscalização, principalmente nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados. Por esta razão, a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica, exatamente, em razão das facilidades de captura do pescado neste período.