Pular para o conteúdo
Polícia

Pandemia do coronavírus contaminou 4,2 mil presos de MS

Monitoramento realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) durante a pandemia e divulgado nesta quinta-feira (11), mostra que 21% dos presos de Mato Grosso do Sul foram contaminados com coronavírus (Covid-19). A análise mostra que foram 4.260 casos num total de 19.925 pessoas presas em unidades masculinas e femininas, conforme mapa prisional da Agepen (Agência […]
Arquivo -

Monitoramento realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) durante a e divulgado nesta quinta-feira (11), mostra que 21% dos presos de Mato Grosso do Sul foram contaminados com coronavírus (Covid-19). A análise mostra que foram 4.260 casos num total de 19.925 pessoas presas em unidades masculinas e femininas, conforme mapa prisional da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

O estado só não teve mais contaminados do que Minas Gerais, com 4.962, e , que teve 12.484 casos. No entanto, o CNJ afirma que isso não significa que a situação seja crítica. Para avaliar a gravidade do cenário, é preciso levar em consideração o contexto local, como o tamanho das populações privadas de liberdade e o número de servidores, bem como a política de testagem adotada por cada região.

“UFs (Unidades Federativas) que apresentam maior número absoluto de casos registrados não necessariamente são aquelas com situação mais alarmante, uma vez que esse número pode refletir aspectos como: maior quantitativo de indivíduos privados de liberdade; adoção de políticas de testagem em massa, capazes de diagnosticar casos mesmo entre assintomáticos; regularidade quanto à atualização e à divulgação desses dado”, afirma o estudo.

Por outro lado, Mato Grosso do Sul teve apenas quatro óbitos do total. No que diz respeito aos servidores, foram 388 casos e apenas um óbito. No último boletim de Agepen, o número de presos infectados já subiu para 4.673. Em julho do ano passado, testagem em massa realizada nos últimos cinco dias no IPCG (Instituto Penal de ) e na  identificou 49 casos positivos de coronavírus.

Ainda conforme o CNJ, no aspecto nacional, o monitoramento mostra que somente nos primeiros 67 dias deste ano foram registradas 58 mortes por Covid-19 ​entre servidores e pessoas em privação de liberdade em todo o país, totalizando 308 óbitos até o momento. 

O número representa um aumento de 190% no registro de novos óbitos em comparação com o último bimestre do ano passado: nos últimos 70 dias de 2020 o número de óbitos pela doença nesses estabelecimentos foi de 20. O ano de 2021 começou com 250 mortes confirmadas.

Medidas

Desde o início da pandemia, a Agepen tem adotado vários protocolos de prevenção como a suspensão de visitas presenciais e implantação de contatos virtuais por videoconferência; adoção de procedimentos para a higienização de produtos e objetos que entram nas unidades, com o uso de solução sanitizante e mínima de 24 horas antes da entrega aos internos; bem como a desinfecção regular de celas, corredores e demais espaços que compõem as estruturas prisionais.

Além disso, foram fornecidas máscaras de proteção tanto aos policiais penais como a todos os internos em estabelecimentos prisionais do Estado. Outra medida importante é o isolamento preventivo de detentos que chegam de delegacias ou daqueles que apresentam sintomas gripais. Além disso, diz o CNJ, foram distribuídos cerca de 170 mil itens de proteção individual para os internos, incluindo máscaras triplas, descartáveis e de tecido. 

Para servidores, foram distribuídos cerca de 380 mil itens de proteção, incluindo máscaras triplas, máscaras N95, máscaras descartáveis e de tecido, óculos de proteção individual, jalecos TNT, luvas de procedimento, toucas descartáveis, além de termômetros digitais infravermelhos. Foram disponibilizados ainda 3.301,6 litros de álcool gel; 4.380 litros de sabonete líquido; 22.360 litros de hipoclorito e 340 pacotes de papel toalha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Rafael Cardoso acusa Mari Bridi de invadir sua casa: ‘Queria me agredir’

landmark

Landmark cobra ar-condicionado em ônibus que substituirão frota: ‘não pode ser só promessa’

De olho na produção de alimentos nas aldeias, Dourados prepara solo para projeto com mulheres

Catarina Porfírio: Da piscina do interior de Minas ao Guinness World Records — a nadadora que virou símbolo de resistência

Notícias mais lidas agora

Alvo de operação da PF por desvios na merenda durante gestão Reinaldo é citado em fraude milionária no RJ

Vacinação contra a gripe

Número de mortes por influenza em 2025 superam últimos 16 anos, diz SES

onças aglomerado em ms

Aglomerado de onças em MS chama atenção, já que espécie é solitária: ‘pode estar havendo’

Fraude no INSS: Correios vão ajudar idosos com dificuldade em aplicativo

Últimas Notícias

Cotidiano

Número de mortes por influenza em 2025 superam últimos 16 anos, diz SES

Vacina é a melhor forma de se proteger contra a influenza e está disponível para toda a população de MS

Le Blog Maria Antonia

Giorgio Armani celebra 20 anos de alta-costura com exposição inédita em Milão

O estilista Giorgio Armani inaugurou uma nova exposição no museu Armani/Silos, em Milão, para celebrar suas duas décadas dedicadas à alta-costura. A mostra, que estará aberta ao público entre os dias 21 de maio e 28 de dezembro, reúne cerca de 150 looks da linha Giorgio Armani Privé, provenientes de quase 40 coleções. Curada pelo … Continued

Polícia

‘Carvão da África’: Alunos criam grupo racista contra adolescente de Campo Grande

Amigo foi colocado no grupo e se chocou com conteúdo normalizado entre colegas de sala, denunciando a situação na escola

Cotidiano

Preço da gasolina em Dourados tem variação de até R$ 50 centavos por litro nas bombas

Levantamento foi feito em 14 estabelecimentos da cidade