Pular para o conteúdo
Polícia

Operação na fronteira de MS intercepta caminhonete carregada de munições

Ação faz parte da Operação Nueva Alianza, que faz investidas em plantações de maconha na fronteira de Mato Grosso do Sul
Arquivo -
Em um dos veículos
Em um dos veículos

Quatro caminhonetes com carregadores e projéteis de grande calibre foram interceptadas no âmbito da Operação Nueva Alianza, desenvolvida em Amambay pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) e Polícia Federal do Brasil, com apoio da FTC (Força Tarefa Conjunta), nesta sexta-feira (27).

Com o apoio da Força Aérea do e com uso de helicópteros brasileiros, uma patrulha antidrogas detectou um caminhão que estava em uma estrada vizinha em Cerro Kuatía, Capitán Bado. O veículo estava há poucos metros de uma plantação de maconha. Ao perceber o sobrevoo da aeronave, os ocupantes do veículo resolveram fugir, abandonando-o e indo para o mato.

Os intervenientes verificaram o veículo, uma pickup Chevrolet S10, modelo 2020, com placa brasileira. Dentro do tiro, eles encontraram: 17 cartuchos não justificados de 5,56 mm, 7 cartuchos não justificados de 12 mm, um carregador de rifle AK-47 de 7,62 mm, um carregador com 26 cartuchos não justificados de 5,56 mm, um carregador com 21 cartuchos 5,56 mm.

Durante a operação Nueva Alianza XVIII, desencadeada pelos dois países, também foram encontrados um pente com 21 cartuchos de 5,56 mm, um pente para pistola, da marca glock, com capacidade para 17 cartuchos de 9 mm, um saco de estopa branca, com seis quilos de maconha.

Informações até agora levantadas pelas forças policiais envolvidas na operação, apontam que membros de uma facção criminosa brasileira tentaram entrar em um dos campos de drogas para retirar um carregamento.

Um balanço da operação já mostra que nesses primeiros 5 dias, as intervenções foram centradas nas localidades de Cadete Boquerón e Cerro Kuatiá, distrito de Capitán Bado. Nesses locais, 67 hectares de plantações de maconha, 3.560 quilos de maconha pronta e 11 campos de drogas foram destruídos.

Estima-se que com essas intervenções da Nueva Alianza XVIII, cerca de 204 Toneladas de maconha pronta ficaram fora de circulação, o que implica uma perda de lucro para o narcotráfico de 6,1 milhões de dólares.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“Não é o momento de politizar a relação comercial”, diz Vaz sobre frigoríficos de MS romperem com Trump

Inglaterra: dois homens são condenados a mais de 4 anos de prisão por derrubar árvore famosa

O que se sabe sobre tiroteio que deixou dois criminosos mortos na fronteira do Paraguai com MS

Juíza demitida ao estufar métricas de produção alega dificuldade por ser mãe de criança com TEA

Notícias mais lidas agora

MS procura novos mercados para romper impacto da exportação de carne aos EUA, avalia Acrissul

campo grande cidade de cobras

Cidade de ‘cobras’, como Campo Grande lida com tanto veneno humano?

Waldir Neves faz acordo e vai pagar R$ 1,9 milhão para não ser despejado de mansão

Correios analisaram descontos de mais de 2 milhões de beneficiários do INSS

Últimas Notícias

Brasil

Quem é o prefeito suspeito de matar policial a tiros no Maranhão?

João Vitor Xavier confessou que foi autor dos disparos que atingiram o policial

Política

“Grupo está mais preocupado em defender seus interesses políticos”, diz Vander sobre suspensão de envio de carnes de MS aos EUA

Deputado federal afirma que presidente Lula tenta abrir mercado de exportação desde 2023

Cotidiano

Falta de medicamentos no SUS pode ser informada à ouvidoria da Prefeitura; saiba como

Unidade de saúde da capital registrou falta de 10 medicamentos usados para tratamento de saúde mental

Sem Categoria

China e UE concordam em suspender totalmente restrições a intercâmbios bidirecionais

Países afirmaram que "nas circunstâncias atuais" é preciso aprimorar a cooperação