Pular para o conteúdo
Polícia

Operação identifica comércio ilegal de carnes

Entre janeiro de 2020 e março de 2021 foram registradas a subtração de 433 cabeças de gado
Arquivo -

Policiais civis da Delegacia de , pericia criminal e vigilância sanitária realizaram ações em estabelecimentos comerciais do município visando combater o comércio clandestino de carnes, no âmbito da Operação Campo Limpo, desencadeado em todo o Estado, nesta quinta-feira (6).

Em um dos estabelecimentos, foram encontradas diversas carnes que não possuíam notas fiscais nem comprovação de sua origem, podendo, inclusive, ser produto de abigeato, bem como estavam acondicionadas em desacordo com a legislação, conforme constatado pela vigilância sanitária e pela perícia criminal de .

No local, verificou-se a falta de higiene, uma vez que foram encontrados uma barata, teias de aranha próximo as carnes e um animal doméstico (gato) andando na área do açougue.

As carnes foram apreendidas e serão destruídas pela vigilância sanitária.

O responsável pelo local foi preso em flagrante pelo crime tipificado no artigo, inc. IX, da Lei n. 8.137/90, sem arbitramento de fiança pelo delegado de polícia titular da DP-Porto Murtinho, devido a pena máxima abstrata cominada ao delito.

Operação Campo Limpo

Na manhã desta quinta-feira (6), a Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia do Interior – DPI, Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato – Deleagro, Departamento de Repressão à Corrupção e ao – DRACCO, realizou, no âmbito de todas as 12 Delegacias Regionais que compõem o DPI, a Operação Campo Limpo, que visa o cumprimento de mandados judiciais de busca e apreensão, barreiras, fiscalização sanitária e outras ações visando o combate ao crime de abigeato em todo o Estado.

A ação teve como objetivo garantir o patrimônio e a segurança dos produtores, trabalhadores e população que reside ou trabalha onde estão sendo desenvolvidas atividades rurais e contou com o apoio técnico do IAGRO – Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Vigilância Sanitária para aferir a regularidade sanitária das propriedades vinculadas às pessoas suspeitas.

Levantamento realizado nas Delegacias de Polícia envolvidas na Operação aponta que entre janeiro de 2020 e março de 2021 foram registradas a subtração de 433 cabeças de gado. Ao atual preço da arroba, as cifras ultrapassam o valor de um milhão de reais.

Os animais objeto de abigeato ingressam num mercado negro que envolve transportadores, corretores, escritórios e até mesmos frigoríficos, que dificulta ou anula a fiscalização sanitária e pode comprometer a saúde do rebanho estadual. (Informações da assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acusado de matar Kamylla com tiro no pescoço é preso um ano após o crime no Jardim das Cerejeiras

nelsinho trad

Senado Federal discute metanol em bebidas em audiência pública proposta por Nelsinho Trad

Aberta licitação para retomar embutimento da rede elétrica do Casario do Porto em Corumbá

Vazamentos de água

Três vazamentos de água na mesma quadra tiram sossego de moradores no Cidade Jardim

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pagou perícia para pedir mais R$ 1,3 bilhão

Supercopa de Vôlei no Guanandizão: confira onde comprar ingressos e horários dos jogos

Salários de até R$ 30 mil: MS tem 7,5 mil vagas em concursos e seleções

Ritual? Show de DJ Anyma nas pirâmides do Egito gera teorias da conspiração; entenda

Últimas Notícias

Trânsito

Acidentes frequentes preocupam e população pede sinalização em rotatória que liga avenidas em Campo Grande

Em pouco mais de 2 meses, ao menos oito acidentes foram registrados na rotatoria entre as avenidas Senador Filinto Muller e Manoel da Costa Lima, na Vila Ipitanga, nas proximidades da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Preocupados com a situação, moradores e comerciantes cobram sinalização no local. O cruzamento onde há um … Continued

Política

Prefeitura promete criar núcleo para atender mães atípicas de Campo Grande

A informação foi divulgada durante uma audiência pública na Câmara de Campo Grande desta manhã.

MidiaMAIS

Agora vai: Supercopa no Guanandizão será chance de fãs verem jogador de 2,10 metros famoso por ‘ser bonito’

Campeão ficou de fora da última partida do time em Campo Grande, frustrando fãs que queriam ver de perto seu desempenho e conseguir uma foto

Política

PSB reconduz Carlão ao comando de diretório municipal, enquanto futuro da estadual segue incerto

Paulo Duarte, presidente regional do partido, prestigiou eleição, disse estar bem na legenda, mas não descartou mudança para 2026