Durante operação deflagrada pelo (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) em a 237 quilômetros de Campo Grande, nesta quinta-feira (11), um membro do PCC (Primeiro Comando da Capital) morreu em um confronto com equipes do . O confronto aconteceu próximo ao da cidade.

Equipes do Gaeco estão na cidade em deflagração da operação Malleus, que cumpre mandados de e busca e apreensão. São cumpridos 46 mandados sendo 32 de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão, contra a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Não se sabe como se deu o confronto com os policiais, que acabou na morte.

Os alvos da operação são integrantes da organização criminosa PCC, que atuam em Campo Grande, Dourados, Ribas do Rio Pardo, Deodápolis, Fátima do Sul, Jateí, Caarapó e também no Estado do Ceará, praticando assassinatos, assaltos e tráfico de drogas ilícitas.

Foi apurado pela investigação que durante estas conferências, além de ter sido debatido o de um delegado de Polícia e de Policiais Militares, houve integrantes da organização que, por determinação de um dos alvos das ordens de prisão, sequestraram e executaram barbaramente uma jovem com golpes de picareta e com pedradas na cabeça, por acreditarem que ela poderia fazer parte do Comando Vermelho.

Parte desses alvos participa ativamente de “Tribunais do Crime”, como são chamadas pela organização criminosa as conferências realizadas para aplicação de punições a membros faltosos ou a integrantes de facções rivais.

Operação “Malleus”

Foi dado à operação o nome de “Malleus”, em referência ao manual inquisitorial que previa formas de inquirição e castigos corporais severos, espécie de bíblia da às bruxas.