A ministra da Justiça, Cecilia Pérez, anunciou, nesta quinta-feira (14), que novos internos não poderão mais entrar na Penitenciária Regional Pedro Juan Caballero. Ela também informou que todos os presos do crime organizado serão transferidos para outros presídios. A determinação ocorre em meio à onda de violência na fronteira. 

Segundo Cecilia Pérez, em conversa com a imprensa paraguaia, a intervenção da Penitenciária Regional Pedro Juan Caballero, foi decretada antes da descoberta de uma nova cela VIP. A ministra comentou que com a intervenção haverá várias mudanças dentro do presídio da capital Amambay.

Ela lembrou que tanto o diretor quanto o chefe da segurança estão temporariamente afastados do cargo. Pérez anunciou que a primeira medida será a transferência de todos os presos que pertencem a um grupo do crime organizado. Além disso, é ordenado que nenhum novo recluso entre nesta prisão. “Não podemos fechar completamente hoje porque temos um sistema prisional saturado”, disse ela.

A Ministra também explicou que, dos mais de 800 reclusos desta prisão, apenas metade permanecerá. Segundo ela, trata-se de um plano de fechamento total da Penitenciária Pedro Juan Caballero.

“As celas que eram privadas foram transformadas em celas VIP. A intervenção gera a separação do diretor e do chefe da segurança. Paralelamente, continua a investigação criminal e fiscal”, justificou Cecília.