Em audiência de custódia nesta segunda-feira (1º), foi mantida a prisão do cadete da PMMS (Polícia Militar de ) Mc Arthur Soares de Oliveira Franco, preso em flagrante antes da cerimônia de formatura, marcada pela entrega do Espadim Tiradentes. O evento foi realizado na sexta-feira (26).

Conforme o auto de prisão em flagrante, os cadetes se preparavam para o desfile por volta das 16 horas, quando ocorreu a discussão entre Franco e outro cadete. Houve agressão e Franco teria atingido o outro militar com um soco, sendo contido por outros cadetes que estavam no local, algemado e encaminhado para a Corregedoria.

Segundo a capitã responsável pela prisão, ela estava na da PMMS como comandante do pelotão de cadetes, quando foi procurada por Franco. Ele questionou sobre qual seria a posição dele no desfile e foi orientado a ficar em penúltimo na fila, na frente de outra cadete. No entanto, ele questionou se não deveria ficar em último.

Momentos depois, a capitã percebeu uma movimentação no mezanino e ao subir viu o cadete Mc Arthur agredindo outro cadete. Os militares tentavam conter a briga e o PM gritava ‘me solta' e também chamava pelo pai. O PM que foi agredido com um soco deu a voz de prisão e, como estava agitado, o militar foi algemado e levado por equipe do até a Corregedoria.

Depoimentos

O militar agredido alegou que não conhece muito bem o cadete Franco, nem tem algum tipo de problema com ele. Ele afirmou que percebeu dois cadetes conversando sobre a posição no dispositivo e que Franco teria ficado transtornado após ele perguntar se o militar tinha se resolvido sobre onde deveria permanecer.

Já o acusado afirmou que estava no refeitório e os cadetes sentariam na ordem em que entrariam em forma no desfile. Neste momento, a cadete que estava atrás dele disse para ele sair, que a capitã havia ordenado que ele ficasse em último lugar. No entanto ele foi questionar a capitã, que disse o contrário, para ele ficar em penúltimo.

Diante da confusão, com ânimos exaltados, ele ainda alega que o outro cadete teria caçoado dele, quando teve início a confusão. Ele ainda nega qualquer agressão. No plantão, o militar teve pedido de liberdade negado e, em audiência de custódia nesta segunda-feira a juíza Eliane de Freitas Lima Vicente manteve a decisão, convertendo em prisão preventiva.

O caso foi registrado como vias de fato.