Pular para o conteúdo
Polícia

Condenado piloto que fingiu sequestro e levou homens do PCC à fazenda de primo de Marcola

Ele fez pousos no Paraguai e Bolívia
Arquivo -

Foi condenado o piloto Edmur Guimara Bernardes, 80 anos, e também o comparsa Adevailson Ribeiro, de 49 anos, pelo furto de uma aeronave em junho de 2019. Na ocasião, eles simularam o sequestro do piloto com o avião, para levarem homens que seriam do PCC (Primeiro Comando da Capital) até a fazenda de um primo do líder da facção, Marcola.

O fato aconteceu em 18 de junho de 2019, no Aeroporto Municipal de Paranaíba, cidade distante 407 quilômetros de . Na época, a (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) foi responsável pela investigação do caso. Foi feita comunicação de sequestro e roubo de uma aeronave naquele dia.

A princípio, a denúncia era que homens armados foram até a casa de Edmur, o renderam e foram ao hangar. Lá, renderam um servidor do aeroporto e levantaram voo em direção ao Paraguai. Depois, supostamente, Edmur teria sido obrigado a pilotar até a Bolívia e de lá escapou com o avião, pousando no Mato Grosso.

Em território brasileiro, ele chegou a procurar a Polícia Federal, prestou depoimento e foi liberado. Após aproximadamente um ano de investigação, todo plano do grupo criminoso foi identificado e a denúncia oferecida em setembro de 2020.

Falso sequestro do PCC

Segundo apurado pela polícia, Edmur e Adevailson agiram contratados pelo PCC para levarem membros da facção criminosa até uma fazenda, que seria pertencente a um primo de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola do PCC. A princípio, os integrantes arquitetaram o crime para simularem o sequestro.

Edmur foi buscado em casa por homens com armas de fogo e a partir daí foi executado o plano. Ele seguiu na aeronave com Adevailson e mais uma pessoa, não identificada, até o Paraguai. Lá, o avião foi escondido em um matagal e abastecido. Depois, seguiram com mais um integrante até a Bolívia, para a fazenda do homem que seria primo de Marcola.

Em San Rafael, na Bolívia, Edmur recebeu o pagamento em dólares e pilotou até Mato Grosso. Durante todo o trajeto ele manteve o transponder desligado, evitando comunicação e localização da aeronave, o que é considerado crime. Após a descoberta de que o caso foi forjado, os suspeitos foram presos.

Condenação

A sentença é assinada pela juíza Nária Cassiana Silva Barros, da Vara Criminal de Paranaíba. O funcionário do aeroporto, que chegou a ser denunciado por participar dos crimes, acabou absolvido, por falta de provas. Já Adevailson foi condenado por furto qualificado a 3 anos, 6 meses e pagamento de 98 dias-multa.

Edmur foi condenado por comunicação falsa de crime, atentado contra a segurança de transporte aéreo e furto qualificado. Ao todo, ele cumprirá 4 anos, 10 meses e 22 dias de reclusão, mais 1 mês, 10 dias de detenção e 101 dias-multa. Os dois réus cumprirão pena em regime semiaberto, podendo recorrer em liberdade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em viagem à Bahia, campo-grandense cria vínculo com pássaro e compartilha saga para trazê-lo ao MS

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

upa

Confira a escala médica nas unidades de saúde de Campo Grande neste domingo

Onde assistir: Domingo tem Dérbi Paulista e semifinais do Brasileirão Feminino

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

Campo Grande pede mais prazo para recuperar córrego ‘desmoronando’ na Via Park

SUPERLOTAÇÃO CONSÓRCIO PREMONIÇÃO FOGO SAÚDE DESRESPEITO

Semana começa sem nova data para relatório final da CPI que investiga Consórcio Guaicurus

Últimas Notícias

Cotidiano

Previsão indica chuvas acima da média em MS no mês de setembro

Altas temperaturas também estão previstas para o próximo mês

Esportes

Vic/Thamela supera campeãs olímpicas e enfrentam italianas na final da etapa do Mundial

Sul-mato-grossense Victoria Lopes mantém boa fase ao lado de Thamela, mas terá desafio contra Valentina Gottardi e Reka Orsi Toth, que possuem melhor retrospecto no ano

Brasil

Hackers roubam R$ 400 milhões em operação de Pix

Criminosos tinham como objetivo um valor ainda maior que R$ 400 milhões

Polícia

Condenado por matar cunhado durante briga de bar pode passar para o semiaberto

Envolvidos estavam reunidos em um bar quando brigaram e Elson Lima desferiu três golpes de faca em Diego de Souza