Pular para o conteúdo
Polícia

Condenado piloto que fingiu sequestro e levou homens do PCC à fazenda de primo de Marcola

Ele fez pousos no Paraguai e Bolívia
Arquivo -

Foi condenado o piloto Edmur Guimara Bernardes, 80 anos, e também o comparsa Adevailson Ribeiro, de 49 anos, pelo furto de uma aeronave em junho de 2019. Na ocasião, eles simularam o sequestro do piloto com o avião, para levarem homens que seriam do PCC (Primeiro Comando da Capital) até a fazenda de um primo do líder da facção, Marcola.

O fato aconteceu em 18 de junho de 2019, no Aeroporto Municipal de Paranaíba, cidade distante 407 quilômetros de . Na época, a (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) foi responsável pela investigação do caso. Foi feita comunicação de sequestro e roubo de uma aeronave naquele dia.

A princípio, a denúncia era que homens armados foram até a casa de Edmur, o renderam e foram ao hangar. Lá, renderam um servidor do aeroporto e levantaram voo em direção ao Paraguai. Depois, supostamente, Edmur teria sido obrigado a pilotar até a Bolívia e de lá escapou com o avião, pousando no Mato Grosso.

Em território brasileiro, ele chegou a procurar a Polícia Federal, prestou depoimento e foi liberado. Após aproximadamente um ano de investigação, todo plano do grupo criminoso foi identificado e a denúncia oferecida em setembro de 2020.

Falso sequestro do PCC

Segundo apurado pela polícia, Edmur e Adevailson agiram contratados pelo PCC para levarem membros da facção criminosa até uma fazenda, que seria pertencente a um primo de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola do PCC. A princípio, os integrantes arquitetaram o crime para simularem o sequestro.

Edmur foi buscado em casa por homens com armas de fogo e a partir daí foi executado o plano. Ele seguiu na aeronave com Adevailson e mais uma pessoa, não identificada, até o Paraguai. Lá, o avião foi escondido em um matagal e abastecido. Depois, seguiram com mais um integrante até a Bolívia, para a fazenda do homem que seria primo de Marcola.

Em San Rafael, na Bolívia, Edmur recebeu o pagamento em dólares e pilotou até Mato Grosso. Durante todo o trajeto ele manteve o transponder desligado, evitando comunicação e localização da aeronave, o que é considerado crime. Após a descoberta de que o caso foi forjado, os suspeitos foram presos.

Condenação

A sentença é assinada pela juíza Nária Cassiana Silva Barros, da Vara Criminal de Paranaíba. O funcionário do aeroporto, que chegou a ser denunciado por participar dos crimes, acabou absolvido, por falta de provas. Já Adevailson foi condenado por furto qualificado a 3 anos, 6 meses e pagamento de 98 dias-multa.

Edmur foi condenado por comunicação falsa de crime, atentado contra a segurança de transporte aéreo e furto qualificado. Ao todo, ele cumprirá 4 anos, 10 meses e 22 dias de reclusão, mais 1 mês, 10 dias de detenção e 101 dias-multa. Os dois réus cumprirão pena em regime semiaberto, podendo recorrer em liberdade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Chuva de meteoros Líridas ficará mais intensa nos próximos dias

VÍDEO: carros ficam destruídos em colisão no Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1953 – Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã

Entrega de ramal proporcionou povoamento de regiões isoladas por imigrantes de diversas regiões.

Charge

Banquete de Páscoa

Cotidiano

VÍDEO: muro que ameaçava cair desaba sobre ponto de ônibus na Vila Sobrinho

No ponto havia uma placa com o aviso de desativado

Trânsito

Motorista é socorrido em forte colisão com capotamento na Afonso Pena

Cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo