Um morador no bairro Santo Amaro, em Campo Grande, foi citado por edital pela Justiça do município de Bandeirantes, em razão de uma condenação pelo crime de estelionato, após pagar a negociação de gado com cheque sustado. Os fatos ocorreram em 2009, houve condenação e desde então o réu nunca mais foi localizado para prestar esclarecimentos.

Consta nos autos do processo que naquele ano, ele procurou uma pecuarista da região e fechou com ela a compra de duas cabeças de gado. À época, pagou a produtora rural com uma lâmina de cheque no valor de R$ 1.750. Ciente do golpe, ele ainda solicitou que a vítima fizesse o saque apenas dias depois, quando supostamente haveria fundos.

Mas foi justamente o contrário. Quando a pecuarista foi ao banco, constatou que o cheque já havia sido sustado. Além disso, a assinatura era falsificada, tendo em vista que o cheque pertencia a outra pessoa. Assim, a vítima procurou a Polícia Civil e relatou o ocorrido. O autor foi indiciado e denunciado pelo Ministério Público Estadual.

Em inquérito policial, chegou a confessar o delito. Ele foi condenado ao pagamento de prestações pecuniárias no valor do calote, mas desde a sentença encontra-se em local incerto, tendo em vista que oficiais de Justiça não conseguem localizá-lo. Por este motivo, foi citado em edital para que compareça judicialmente para regularizar a situação.