Desde a tempestade no último sábado (29) na região sul do Estado, policiais militares ambientais trabalham em buscas e resgate de aves feridas. Quatro papagaios foram recolhidos em Naviraí, cidade a 359 quilômetros de Campo Grande, gravemente feridos.

Moradores do município acionam equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) após o temporal, acompanhado de fortes ventos e granizo. Isso, porque em decorrência várias aves acabaram morrendo e outras ficando gravemente feridas. Ainda nesta segunda-feira (31) os militares fazem buscas por animais feridos.

Até o momento, quatro papagaios foram recolhidos. Grupos de resgate foram montados para atenderem aos chamados 24 horas. Os animais feridos são levados até a fazenda Green Farm CO2 Free em Itaquiraí, que possui um (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Após o primeiro atendimento veterinário, é emitido comunicado ao CRAS em Campo Grande sobre o estado de saúde e identificação de cada um dos animais. Assim, eles ficam sob decisão dos técnicos do órgão responsável. Conforme a PMA, as aves possuem vários sistemas de proteção natural contra chuva, como a membrana ocular que confere proteção aos olhos e glândulas que impermeabilizam as penas e não as deixam molhar.

No entanto, a tempestade do último sábado ocorreu com queda de granizos com tamanhos suficiente para ferir e levar muitas aves a morte. Vídeos que circulam nas mostram os animais mortos em campos abertos.