Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Operação deflagrada nesta quinta é desdobramento de homônima em 2013

A Operação Cornucópia II, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (15), com cumprimento de mandados em Corumbá e Campo Grande, é desdobramento de homônima deflagrada em novembro de 2013, em conjunto com a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá. Desta vez, de acordo com a PF, o inquérito policial (IPL) resultou na segunda fase da […]
Arquivo -

A Operação Cornucópia II, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (15), com cumprimento de mandados em e , é desdobramento de homônima deflagrada em novembro de 2013, em conjunto com a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá.

Desta vez, de acordo com a PF, o inquérito policial (IPL) resultou na segunda fase da operação, cujo principal objetivo é o sequestro de bens para ressarcir o erário, bem como como investigar outros 101 servidores que foram cooptados pela organização criminosa para realizarem os consignados. Todos os servidores são indiciados na Cornucópia II.

Em Campo Grande, a PF apreendeu dois veículos em endereços residenciais, sendo um Ford Fusion e um Ford Ecosport. A Polícia Federal também cumpriu mandados em Corumbá.

Na ocasião, em 13 de novembro de 2013, a operação foi deflagrada a fim de combater uma de funcionários públicos municipais de Corumbá que fraudavam sistemas de controle de folha de pagamento, com a finalidade de liberar margem consignável para contratação de empréstimos. Uma vez liberados pelos bancos, os empréstimos eram sacados e repassados aos criminosos.

Em 2013, as investigações iniciais colheram indícios de que as fraudes contavam com mais de uma centena de servidores públicos, lotados no setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Corumbá. A prática consistia, na maioria das vezes, na inserção de verbas indenizatórias indevidas em holerites, o que aumentava a margem para empréstimos consignados – após a liberação do dinheiro, o montante era repassado aos membros da quadrilha.

Ao todo, a Operação culminou no indiciamento de 27 pessoas, inclusive o ex-prefeito de Corumbá, de Oliveira, e outros 26 servidores municipais. Os indiciados responderam por formação de quadrilha, peculato, passiva e falsidade ideológica (atualizado às 9h30 para acréscimo de informações).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jojo Todynho x PT: primeira audiência na Justiça termina sem acordo; saiba detalhes

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

menina criança estupro

Réu que estuprou sobrinha é condenado a 25 anos de prisão em Naviraí

adriane pp

Riedel cumpre agenda em Campo Grande e Corumbá nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Morre na Santa Casa homem ferido com tiro de espingarda no interior de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Sereia volta ao Bioparque Pantanal após um ano; saiba o dia para levar a criançada

Quase um ano após roubar a cena e encantar os visitantes, a sereia do Bioparque Pantanal voltará a nadar nos tanques do complexo. Desta vez, a atração dará as caras neste sábado (20), em um dia pra lá de especial no maior aquário de água doce do mundo. A última aparição pública da “rainha das … Continued

Transparência

Agesul lança licitação para obras de pavimentação no município de Antônio João

Licitação será aberta no dia 8 de outubro, às 8h30, horário de MS

Brasil

Homens que saíram de SP para cobrar dívida no PR são encontrados mortos após mais de um mês

Corpos estavam enterrados em mata, com aparentes marcas de violência

Emprego e Concurso

Agepen abre processo seletivo para cadastro de professores; confira

A seleção visa a contratação de professores para atuarem em cursos de formação, capacitação e treinamentos