Dois servidores da Segurança Pública foram contaminados pelo novo (covid-19) em , conforme informou a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) em nota à imprensa nesta segunda-feira (11). Quatro casos estão sendo investigados e 13 policiais militares foram afastados preventivamente.

Conforme a nota, até esta segunda, dois casos de covid-19 foram confirmados: um policial civil que teve contato com um preso infectado e um servidor da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Este servidor contraiu a doença quando estava de férias, procurou atendimento médico e não chegou a ir para as dependências da Agepen.

Há também quatro casos sendo investigados: um policial civil, dois policiais militares e um bombeiro militar. 13 policiais militares foram afastados das atividades: três preventivamente e oito por pertencerem ao grupo de risco – estes oito cumprem expediente por teletrabalho.

Delegacias

De acordo com o presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Giancarlo , o atendimento nas delegacias está seguindo um protocolo restrito – já seguido por outros estados -, para evitar a contaminação dos servidores e a consequente disseminação da doença.

No caso da delegacia de Miranda, a 203 quilômetros de , onde um preso de teve resultado positivo para coronavírus, foi feita uma intensa desinfecção da unidade, com produtos específicos para eliminação de micro-organismos. “Também evitamos ficar com presos na delegacia”, complementou o presidente.