Pular para o conteúdo
Polícia

Piloto e mecânico presos na Venezuela pousaram em Campo Grande com dinheiro no avião

O piloto Luzimar Cassius Nastick, de 40 anos, e o mecânico Jeferson Pontes Gonçalves, de 29 anos, presos em flagrante na Venezuela no dia 16 de novembro do ano passado, sem documentos ou plano de voo, já haviam pousado em Campo Grande com dinheiro no avião. Eles trabalhavam nos aeroportos Teruel e Santa Maria, e […]
Arquivo -
Dupla foi presa pela Guarda da Venezuela. Foto: Divulgação
Dupla foi presa pela Guarda da Venezuela. Foto: Divulgação

O piloto Luzimar Cassius Nastick, de 40 anos, e o mecânico Jeferson Pontes Gonçalves, de 29 anos, presos em flagrante na no dia 16 de novembro do ano passado, sem documentos ou plano de voo, já haviam pousado em com dinheiro no avião.

Eles trabalhavam nos aeroportos Teruel e Santa Maria, e a suspeita é de que tenham usado o conhecimento técnico adquirido em benefício do tráfico de drogas.

De acordo com a delegada Ana Cláudia Medina, da Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), unidade credenciada para apurar delitos relacionados com a aviação civil, desde novembro a Polícia Civil apurava o sumiço dos dois e acreditava que pudessem estar envolvidos com narcotraficantes.

“A gente trabalhava inicialmente em cima das denúncias do desaparecimento, até para poder dar uma satisfação à família, pois não sabíamos se estavam com vida ou não”, disse. No entanto, a partir do desaparecimento, a polícia passou considerar a possibilidade de ligação com o transporte de drogas.

“Começamos a cruzar os dados com relação à postura, comportamento e troca de bens deles. Começamos a imaginar o cenário, até porque soubemos que tinham pousado aqui com dinheiro a bordo”, afirmou, lembrando que a Deco trouxe a tona três possibilidades.

A primeira era de que eles sofreram acidente na fronteira, a segunda era de que pudessem estar detidos pela própria organização e a terceira, que acabou se confirmando, era de que poderiam estar presos em outro país. “Entramos em contato com a Bolívia, e Argentina, mas faltou a Venezuela”, lembrou.
A prisão

Conforme noticiado, equipes da Guarda Nacional da Venezuela receberam informações sobre a aeronave matrícula PT-EZU, que fazia sobrevoos na área rural. Quando os tripulantes pousaram, foram abordados e foi descoberto que não levavam documentos e nem tinham plano de voo.

Eles teriam feito o pouso após ficarem sem combustível e, na aeronave foram encontrados 8 galões de 60 litros de combustível para avião. Foi feito teste químico na aeronave, que identificou rastros de cocaína, qualificando o tráfico de drogas. A dupla acabou presa por tráfico e transporte de droga, além de associação criminosa.

Eles estiveram presos no Destacamento 321 da Guarda Nacional em San Carlos, mas não há detalhes se foram encaminhados a um presídio. A aeronave também foi apreendida preventivamente e a princípio seria pertencente a uma mulher, moradora no Estado de . O caso só foi revelado após ser publicado na página do do chefe da ONA (Oficina Nacional Antidrogas) Alberto Matheus Meléndez.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem tem moto roubada por dupla armada no bairro Nova Lima

Em virada histórica, Brasil vence EUA pela Americup e está na final da maior competição de basquete das Américas

Vizinhos de apartamento saem na porrada dentro de elevador no Centro de Campo Grande

VÍDEO: Jovem mata homem com golpes de facão na cabeça no Taquarussu em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Fora do amistoso da seleção, Vini Jr. marca gol e Real Madrid vence Mallorca de virada no Campeonato Espanhol

Últimas Notícias

Mundo

Sargento brasileiro que servia no Exército de Israel morre na Faixa de Gaza

Ariel pode ter morrido com tiro acidental de soldado aliado

Esportes

Cruzeiro vence São Paulo e assume a vice-liderança do Campeonato Brasileiro

Único gol da partida foi na cobrança de falta de Matheus Pereira

Polícia

Homem é espancado por grupo de 10 pessoas e tem corrente roubada na Chácara dos Poderes

Vítima reconheceu um dos agressores, sabe nome, telefone e até rede social dele

Esportes

Botafogo goleia Red Bull Bragantino por 4 a 1 no Rio de Janeiro e cola no G4

Com mais uma vitória, Alvinegro chega nas primeiras colocações do Brasileirão