Para apurar responsabilidades sobre as em Mato Grosso do Sul, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (14), a Operação Mataa, com cumprimento de mandados em e Corumbá.

São cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Corumbá e Campo Grande e 31 policiais federais participam da operação. Durante a investigação foram utilizadas aeronaves e embarcações da Polícia Federal. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1º  Vara Federal de Corumbá.

Com a análise de imagens de satélites e o sobrevoo das áreas, a PF conseguiu identificar o início e a evolução diária dos focos de queimadas da região. O dano ambiental apurado supera mais de 25 mil hectares do bioma pantaneiro, atingindo áreas de preservação permanentes e os limites do Parque Nacional do Pantanal mato-grossense e da Serra do Amolar.

Os investigados poderão responder pelos crimes de dano a floresta de preservação permanente, dano direto e indireto a Unidades de Conservação incêndio e , que podem ter penas somadas ultrapassando 15 anos de prisão.

Nome da operação

A Operação foi denominada “Mataa”, que significa “fogo” no idioma guató, em referência aos índios pantaneiros Guatós que vivem nas proximidades das áreas atingidas.