Pular para o conteúdo
Polícia

Novidade no mercado, PIX pode atrair golpistas e consumidores precisam se atentar

Como qualquer nova tecnologia que envolve transações financeiras pela internet, o PIX também está sujeito a ser usado em golpes, da mesma maneira que tem acontecido com importantes plataformas de vendas. Por este motivo, o Procon de Campo Grande faz alerta e deixa dicas que podem ajudar a identificar e prevenir ações maliciosas. O serviço […]
Arquivo -

Como qualquer nova tecnologia que envolve transações financeiras pela internet, o PIX também está sujeito a ser usado em golpes, da mesma maneira que tem acontecido com importantes plataformas de vendas. Por este motivo, o Procon de faz alerta e deixa dicas que podem ajudar a identificar e prevenir ações maliciosas.

O serviço funciona com as contas que o cliente já tem em alguma instituição bancária. A expectativa do mercado é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, por ser gratuito e por estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A quantia depositada cai instantaneamente na conta.

Por conta dessas facilidades, os golpistas tendem a agir, especificamente, no ato de cadastramento da nova plataforma, que terá serviços disponíveis somente a partir do próximo dia 16. Na forma mais comum de golpe, os criminosos entram em contato por e-mail, ou SMS. Normalmente, é oferecido o cadastro de forma simplificada e um endereço para uma página fraudulenta que tenta fazer o download de um arquivo malicioso. 

Segundo o Procon, consumidores que estão em busca do melhor preço, da entrega mais rápida, do melhor negócio, podem acabar caindo em uma armadilha. “Se receber um anúncio de um site de vendas e se interessou, saia desse anúncio, saia desse link, saia desse e-mail e busque o site. Digite o nome da empresa. (…) Você vai chegar no site original da empresa e lá você vai poder conferir se aquela propaganda realmente existia ou se é uma propaganda falsa, maquiada no site de uma grande empresa”.

O registro de um domínio é o primeiro de um golpe. Entre os domínios maliciosos podemos encontrar: chavepix.me; gerenciadorpix.com; pagarpix.com; pixapp.online; pixbrasil.tech; pixempresas.com; suportepix.online e pix.atualizacaowebsegura.gq. Geralmente, os fraudadores utilizam técnicas de phishing para atrair a atenção das vítimas. São enviadas mensagens por aplicativos, SMS e também e-mail contendo falsas informações sobre o cadastro das chaves. 

As comunicações se passam por instituições oficiais e afirmam que a vítima pode fazer o seu cadastro “em menos de um minuto”, por exemplo. As chaves são cadastradas utilizando o CPF, número de telefone e endereço de e-mail dos clientes. Ou, se preferir, pode ser utilizada uma chave aleatória, gerada pelo sistema das instituições.

O que fazer em casos de golpes?

O sendo vítima de algum golpe, acaso a instituição financeira tenha sido culpada pelo vazamento dos dados e comprometido as informações particulares poderá ela ser responsabilizada. Nesses casos, o cidadão pode procurar o Procon Campo Grande, para registro da denúncia. O Procon também atende pelo telefone 156 opção 2.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Últimas Notícias

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos