Em seis meses, quase 700 quilos de e pouco mais de 250 quilos de maconha foram apreendidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na região de , distante 419 quilômetros de Campo Grande. A quantidade é 48% maior do que a apreensão no mesmo período de 2019.

Se os números forem comparados com o mesmo período do ano passado, a quantidade de droga apreendida, de acordo com o chefe da delegacia da PRF na cidade, Wesley Seron, chama a atenção, ainda mais pelo total de cocaína, 695,870 kg. “Nessa mesma época tínhamos registrado apreensões da droga que chegavam 359 quilos. Este ano, mesmo com o período da pandemia, registramos quase o dobro da quantidade impedida de entrar no mercado do tráfico”.

Segundo informações do Diário Corumbaense, Seron frisa ainda o uso de novas tecnologias e o aprimoramento dos agentes em relação às fiscalizações, ajudam a barrar o tráfico na região pantaneira.

A delegacia da PRF em Corumbá também realizou a apreensão de 1.000 gramas de e 131.050 quilos de skunk (conhecida como supermaconha). A polícia contabiliza 15 ocorrências de tráfico de entorpecentes na região, com 21 pessoas presas pelo crime, dos 119 que foram detidos nos seis últimos meses por diversos crimes.

Receptação, roubo/furto

Ainda conforme o Diário Corumbaense, o que continua chamando a atenção da PRF, além do tráfico de drogas, são os crimes de receptação e roubo/furto de veículos de outras cidades e estados, com destino à Bolívia. 

Isso porque, os motoristas, na maioria dos casos, estão se utilizando de locadoras para trazer esses automóveis, de pequeno ou grande porte, até a fronteira. Um crime que já virou rotina, mas que vem sendo combatido pela PRF, tanto na , como na rodovia Ramão Gomes, onde está localizada a Delegacia da corporação, próximo à fronteira com a Bolívia.

Só no primeiro semestre deste ano, 31 veículos foram recuperados, sendo 16 adulterados, ou seja, os bandidos adulteraram o chassi para tentar burlar a fiscalização nas estradas. “Cada vez mais os responsáveis por este tipo de crime estão tentando driblar a fiscalização, mas sempre estamos atentos e acabamos descobrindo”, falou Seron.

Outros crimes

Já em relação ao contrabando e descaminho, comum na região por se tratar de fronteira com a Bolívia, a PRF realizou a apreensão de 47.073 pacotes de cigarros. Uma arma de fogo foi apreendida, além de cinco munições.

Uso de documento falso também foi flagrado pelos agentes da PRF, totalizando três ocorrências. Já em relação a dinheiro apreendido, os agentes da PRF retiveram 30.100 dólares sem declaração e R$ 29,850,65.