Pular para o conteúdo
Polícia

Juiz dá 15 dias para MPF emitir pareceres sobre restituição de bens apreendidos na Operação Status

Posicionamentos são necessários para definir restituição de bens; operação mirou ação da família Morinigo no tráfico de drogas.
Arquivo -

O juiz Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal de , abriu prazo de 15 dias para que o MPF (Ministério Público Federal) se manifeste em pedidos de restituição de bens apreendidos durante a .

Em 2 despachos semelhantes referentes à restituição de coisas apreendidas, o magistrado reconhece a “insatisfação por parte daqueles atingidos pela restrição judicial em curso” e reforça não haver intenção de adiar decisão nos recorrentes pedidos de restituição de bens.

Ele frisou, porém, que o MPF solicitou dilação de prazo em alguns casos para emitir o parecer “o mais breve possível”, ponto considerado essencial diante da dificuldade na análise do processo em si.

Assim, de forma a garantir “equidade com para com todos os atingidos pela ‘Operação Status’ e da ponderação quanto ao tempo necessário para que o órgão ministerial possa pronunciar-se sobre a causa”, ele remeteu as ações ao MPF para obter parecer em 15 dias, a fim de subsidiar sua decisão.

Status: nome de operação é referência à ostentação de família investigada

Deflagrada em 11 de setembro, a Operação Status mirou empresas de laranjas ou de fachada, que seriam utilizadas para lavar dinheiro do . Mais de R$ 230 milhões foram sequestrados durante a ação, autorizada pela 5ª Vara Federal e que envolveu 8 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão. Foram realizadas ações em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e –bem como 4 de prisão preventiva em Assunção e Pedro Juan Caballero, no .

Construtoras, administradoras de imóveis e garagens de veículos de luxo foram alvos da ação –uma delas, na Avenida Salgado Filho, foi alvo de batida da Polícia Federal–, sendo que doleiros no Paraguai e em Curitiba, Londrina, São Paulo e Rio davam suporte às ações.

A operação recebeu o nome de Status em virtude da ostentação dos líderes da organização criminosa, pertencentes à família Morinigo, que incluía residências de luxo, esportivos de alto valor e contratação de artistas famosos para eventos pessoais. Só deles, foram sequestrados R$ 150 milhões.

Emídio Morinigo, Jefferson Morinigo e Kleber Morinigo solicitaram soltura à Justiça. Pai e os 2 filhos seriam líderes da organização, com estrutura focada no tráfico de cocaína. A PF levou 2 anos para colocar a Status na rua. Em 2017, os irmãos foram presos com uma carga de haxixe, o que levou a família a se mudar para Pedro Juan Caballero.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho sobre vila em que tio foi morto e Emanuelly vivia

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

De Campo Grande, casal morre em acidente de carro na Raposo Tavares

Últimas Notícias

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade

Cotidiano

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

Fogo se espalhou rapidamente e fumaça se alastrou por todo o bairro