Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Federal realiza a Operação Teiniaguá, para desarticular organização criminosa especializada em tráfico internacional de drogas e armas. O grupo age para fornecer os produtos ilícitos à uma facção criminosa na Serra Gaúcha.

Conforme a Polícia Federal, a ação deve prender e isolar os líderes da organização criminosa, além de agir na descapitalização patrimonial do grupo. Ao todo 180 agentes federais atuam no cumprimento de 22 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão em Rio Grande do Sul (Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Sapiranga, Campo Bom, Parobé, Taquara, Lajeado e Charqueadas) e em (MS).

Também devem ser cumpridas 11 ordens judiciais de sequestro de veículos e imóveis de propriedades dos investigados e bloqueadas mais de 57 contas bancárias de pessoas físicas e também empresas, utilizadas para lavagem de dinheiro.

A investigação da PF durou aproximadamente 6 meses e apurou que o grupo internalizou mais de uma tonelada e meia de e enviou de forma ilegal para o exterior aproximadamente R$ 25 milhões, para pagamento de traficantes no . O grupo atua dentro e fora do sistema prisional no Rio Grande do Sul.

Três lideranças tiveram a prisão preventiva decretada. Um deles tinha conseguido há 10 dias progressão para regime semiaberto com , após ficar 11 anos preso. Os investigados responderão pelo tráfico internacional de drogas, organização criminosa, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além de homicídio.