Pular para o conteúdo
Polícia

Família de morto em intervenção policial alega que estava desarmado

A família de Jair dos Santos Quintas, de 27 anos, morto durante intervenção policial na madrugada de terça-feira (04), na região do Jardim Los Angeles, em Campo Grande, alega que ele estava desarmado. Leonardo Vieira dos Santos, eletricista de 25 anos, diz que o irmão já havia se entregado quando foi baleado e desmente a […]
Arquivo -

A família de Jair dos Santos Quintas, de 27 anos, morto durante intervenção policial na madrugada de terça-feira (04), na região do Los Angeles, em , alega que ele estava desarmado. Leonardo Vieira dos Santos, eletricista de 25 anos, diz que o irmão já havia se entregado quando foi baleado e desmente a versão apresentada pela Polícia Militar, de que Jair teria avançado contra os policiais que atendiam a ocorrência.

Relembre o caso

Conforme as informações do 10º Batalhão da PM, equipe foi acionada para atender caso de violência doméstica em que um homem com uma faca ameaçava matar a mulher e a irmã. Os policiais então foram até a casa da vítima de 20 anos, mulher de Jair. Além dela, estava no local a cunhada de 41 anos, casada com o irmão da jovem. 

Segundo as duas, por volta das 3 horas, Jair começou a beber e fazer ameaças. Em determinado momento, ele pegou uma faca e passou no próprio braço, quando disse que mataria as vítimas e também um outro homem. Assim, as duas se trancaram no quarto com medo, mas Jair arrombou a porta e foi para cima da mulher, que estava deitada.

Foi então que a cunhada da vítima entrou na frente e foi ferida pelo rapaz. Assim que os policiais chegaram, Jair pulou o muro e correu até um matagal, mas foi abordado. No entanto, ele teria desobedecido a ordem e partido para cima dos policiais com a faca.

Com isso, um dos militares atirou para o chão, mas Jair supostamente continuou correndo com a faca, quando foram feitos mais dois disparos na região da cintura do rapaz. Ferido, ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. O caso é tratado como lesão corporal dolosa, ameaça qualificada por violência doméstica e decorrente de oposição à intervenção policial.

O que diz a família

Leonardo não estava no local, mas conversou com as mulheres que presenciaram tudo e estavam bastante assustadas, bem como outra testemunha que lá estava. Ele disse que, com base nos relatos delas, a história diverge do que foi oficialmente apresentado pela PM. Ele admite que o irmão avançou contra as mulheres, e feriu levemente uma delas com a faca, mas garante que, depois que foi para o terreno aos fundos da casa, se entregou.

“Ele estava desarmado quando atiraram nele, já estava se entregando”, pontua. “Ele levantou a camisa para mostrar que não estava armado, se entregou e mandou chamar a esposa, mas os policiais mandaram as mulheres entrar na casa e depois atiraram nele”, lamenta. Conforme a versão de Leonardo, foram ao menos três tiros. “Eles atiraram, depois viraram o corpo e arrastaram ele. Não foi uma intervenção, foi assassinato mesmo”.

Uma das testemunhas, inclusive, foi orientada a ajudar a colocar a Jair na viatura enquanto ele agonizava. Leonardo acredita que os policiais tenham aproveitado a situação para retaliar o irmão, que já havia denunciado a PM ao Ministério Público por agressão. “Isso é rixa”, disse. Ele alegou ainda que Jair tem passagem por tráfico, mas já havia ‘pagado o que devia’. “A gente ajudou a ressocializar ele, a polícia vem e faz isso”.

A família pretende adotar medidas legais e disse que vai denunciar a suposta violência policial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com estoque em risco, banco de leite de Dourados emite alerta para estimular novas doações

Deputado do MT faz pergunta polêmica e deixa Ana Castela em saia justa: ‘É verdade?’

Fumacê

Seu bairro está na lista? Fumacê percorre nove pontos nesta sexta-feira

Sada Cruzeiro, que virá a Campo Grande, busca retomar liderança do Campeonato Mineiro hoje

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que virá a Campo Grande, busca retomar liderança do Campeonato Mineiro hoje

‘Totalmente contra’: Riedel rechaça PEC da Blindagem e acusa votação fora de propósito

Últimas Notícias

Brasil

‘Não é bem anistiar, é diminuir a pena’, diz Paulinho, em vídeo ao lado de Ciro Nogueira

Publicações foram feitas na rede social do parlamentar

Mundo

Restrição de Trump a Padilha é similar à imposta sobre ministro do Irã; prazo dificulta recurso

Padilha tem permissão para circular entre aeroporto e hotel, assim como local onde devem acontecer reuniões da ONU

Política

Chapa do MDB deve ter Puccinelli, Akira e Takimoto nas próximas eleições

Convenção estadual do partido foi realizada na manhã desta sexta-feira, em Campo Grande

Polícia

Durante operação, polícia prende estuprador e 2 homicidas em Campo Grande

Operação também recuperou sete celulares furtados de loja de materiais elétricos