Pular para o conteúdo
Polícia

Família de morto em intervenção policial alega que estava desarmado

A família de Jair dos Santos Quintas, de 27 anos, morto durante intervenção policial na madrugada de terça-feira (04), na região do Jardim Los Angeles, em Campo Grande, alega que ele estava desarmado. Leonardo Vieira dos Santos, eletricista de 25 anos, diz que o irmão já havia se entregado quando foi baleado e desmente a […]
Arquivo -

A família de Jair dos Santos Quintas, de 27 anos, morto durante intervenção policial na madrugada de terça-feira (04), na região do Los Angeles, em , alega que ele estava desarmado. Leonardo Vieira dos Santos, eletricista de 25 anos, diz que o irmão já havia se entregado quando foi baleado e desmente a versão apresentada pela Polícia Militar, de que Jair teria avançado contra os policiais que atendiam a ocorrência.

Relembre o caso

Conforme as informações do 10º Batalhão da PM, equipe foi acionada para atender caso de violência doméstica em que um homem com uma faca ameaçava matar a mulher e a irmã. Os policiais então foram até a casa da vítima de 20 anos, mulher de Jair. Além dela, estava no local a cunhada de 41 anos, casada com o irmão da jovem. 

Segundo as duas, por volta das 3 horas, Jair começou a beber e fazer ameaças. Em determinado momento, ele pegou uma faca e passou no próprio braço, quando disse que mataria as vítimas e também um outro homem. Assim, as duas se trancaram no quarto com medo, mas Jair arrombou a porta e foi para cima da mulher, que estava deitada.

Foi então que a cunhada da vítima entrou na frente e foi ferida pelo rapaz. Assim que os policiais chegaram, Jair pulou o muro e correu até um matagal, mas foi abordado. No entanto, ele teria desobedecido a ordem e partido para cima dos policiais com a faca.

Com isso, um dos militares atirou para o chão, mas Jair supostamente continuou correndo com a faca, quando foram feitos mais dois disparos na região da cintura do rapaz. Ferido, ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu. O caso é tratado como lesão corporal dolosa, ameaça qualificada por violência doméstica e decorrente de oposição à intervenção policial.

O que diz a família

Leonardo não estava no local, mas conversou com as mulheres que presenciaram tudo e estavam bastante assustadas, bem como outra testemunha que lá estava. Ele disse que, com base nos relatos delas, a história diverge do que foi oficialmente apresentado pela PM. Ele admite que o irmão avançou contra as mulheres, e feriu levemente uma delas com a faca, mas garante que, depois que foi para o terreno aos fundos da casa, se entregou.

“Ele estava desarmado quando atiraram nele, já estava se entregando”, pontua. “Ele levantou a camisa para mostrar que não estava armado, se entregou e mandou chamar a esposa, mas os policiais mandaram as mulheres entrar na casa e depois atiraram nele”, lamenta. Conforme a versão de Leonardo, foram ao menos três tiros. “Eles atiraram, depois viraram o corpo e arrastaram ele. Não foi uma intervenção, foi assassinato mesmo”.

Uma das testemunhas, inclusive, foi orientada a ajudar a colocar a Jair na viatura enquanto ele agonizava. Leonardo acredita que os policiais tenham aproveitado a situação para retaliar o irmão, que já havia denunciado a PM ao Ministério Público por agressão. “Isso é rixa”, disse. Ele alegou ainda que Jair tem passagem por tráfico, mas já havia ‘pagado o que devia’. “A gente ajudou a ressocializar ele, a polícia vem e faz isso”.

A família pretende adotar medidas legais e disse que vai denunciar a suposta violência policial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Bolsonaro

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

‘Tentei parar, mas não deu tempo’, diz motorista que atropelou idosa na Avenida Duque de Caxias

O condutor do veículo que atropelou a mulher nesta sexta-feira é morador da cidade de Anastácio

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina