A PMA ( Ambiental) interditou nesta terça-feira (27) pela manhã um lava a jato e borracharia que funcionava no entroncamento das rodovias e , em , a 330 quilômetros de Campo Grande. A empresa lançava dejetos de limpeza a céu aberto provocando .

Após denúncia, no local policiais constataram que as caixas separadoras de óleo e lubrificantes estavam cheias, devido à falta de manutenção, vazando os produtos tóxicos e, com os materiais resultantes das lavagens escoando para o pátio da empresa, atingindo uma propriedade vizinha e contaminando o solo.

A equipe constatou também a queima de pneus velhos e resíduos da borracharia, deixando de atender às exigências da logística reversa na devolução de resíduos conforme prescrevem as normas, bem como óleo em tambores cortados e contaminando o solo e resíduos sólidos e pneus velhos espalhados pelo local.

As atividades e serviços foram paralisados.  A empresa, com domicílio jurídico em Chapadão do Sul, foi autuada administrativamente e foi multada em R$ 10 mil. O responsável poderá responder por crime de poluição, com de um a quatro anos de reclusão. Ele também foi notificado a regularizar toda a situação de tratamento e remover os resíduos contaminantes.