Pular para o conteúdo
Polícia

Após morte de florista, delegada reforça importância de denunciar agressor

Após a morte de Regiane Fernandes de Farias, de 39 anos, assassinada pelo ex-namorado no sábado (18) em Campo Grande, a polícia reforça a importância das vítimas de violência doméstica denunciarem os agressores na primeira ameaça, no primeiro sinal de violência. O acusado, de 57 anos, continua na Santa Casa e deve ser preso preventivamente. […]
Arquivo -
Florista já havia sofrido violência por parte do ex-namorado (Leonardo França
Florista já havia sofrido violência por parte do ex-namorado (Leonardo França

Após a morte de Regiane Fernandes de Farias, de 39 anos, assassinada pelo ex-namorado no sábado (18) em , a polícia reforça a importância das vítimas de denunciarem os agressores na primeira ameaça, no primeiro sinal de violência. O acusado, de 57 anos, continua na Santa Casa e deve ser preso preventivamente.

A delegada titular da (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Fernanda Félix, afirmou que o acusado, já preso em flagrante e sob escolta policial no hospital, deve ter a prisão em flagrante convertida em preventiva. Ele responderá por feminicídio (homicídio qualificado pela violência doméstica) e porte e posse irregular de arma de fogo.

A florista ainda não havia registrado nenhum boletim de ocorrência contra o ex, mas a delegada acredita que ela sofria violência doméstica. Amigos chegaram a relatar que ela reclamava de ciúmes e possessão por parte do homem, com quem conviveu menos de um ano e terminou em novembro. “O homem tem que respeitar sua ex e para os que não aceitam fim do relacionamento, que praticam violência doméstica, existe o vigor da lei”, afirmou.

A titular da delegacia que registrou só em 2019 8.086 boletins de ocorrência por violência doméstica, ressaltou a importância de denunciar o agressor logo no primeiro fato. Uma ameaça, um empurrão, uma agressão, tudo aquilo que configure violência física ou psicológica deve ser denunciado para a polícia. “É como um ciclo que, se a mulher não denuncia, pode acabar com um feminicídio”, afirmou a delegada Fernanda.

De 2018 para 2019 houve um aumento significativo no registro de boletins de ocorrência, de 7.415 para 8.086 segundo os dados da polícia. O fato pode estar ligado ao encorajamento das vítimas para que denunciem. Em Campo Grande os números de feminicídio reduziram de 7 em 2018 para 5 em 2019. Em todo o Estado foram registrados 18.689 casos de violência doméstica, praticamente 51 casos por dia.

Ainda conforme a delegada, em casos de reincidência o homem agressor pode passar a ser monitorado pela polícia, o que ajuda na proteção das vítimas, assim como as medidas protetivas. A pena para o feminicídio é uma das maiores, que varia de 12 a 30 anos de reclusão e os crimes enquadrados na são os que mais mantêm os acusados presos.

Primeiro feminicídio de 2020

O primeiro caso registrado de morte por violência doméstica em Campo Grande ocorreu no último sábado (18). Ela chegava para trabalhar na floricultura, quando o ex chegou ao local armado e atirou. A vítima foi atingida por disparos no pescoço e chegou a ser encaminhada para a Santa Casa de Campo Grande.

A vítima passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 17 horas. O autor dos disparos, de 57 anos, tentou se matar com um tiro na região do ouvido, mas foi socorrido e não corre risco de morrer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mãe é presa após agredir e deixar filha de 1 ano com hematoma em Aquidauana

PM tatuado é expulso por deixar posto no carnaval; ele já era investigado por furto de orquídea

padre fabio de melo gerente de cafeteria 3

Cafeteria demite gerente após Padre Fábio de Melo reclamar do preço de doce de leite

FUP e FNP convocam greve de 2 dias contra estagnação de conversas com Petrobras

Notícias mais lidas agora

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

cpi consórcio multas

Consórcio Guaicurus tem 17,6 mil multas acumuladas, diz diretor da Agetran

Simone foi executada a tiros em casa pelo filho do amante em MS

Atenção moradores do São Conrado: evento no sábado levará mil doses de vacina contra gripe

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Com provas em Campo Grande, Itamaraty lança concurso para diplomata com salário de R$ 22,5 mil

Foram abertas 50 vagas no concurso público de admissão à carreira de Diplomata. Inscrições serão abertas na sexta-feira (16)

Polícia

Marido que esfaqueou companheira em briga por ciúmes é condenado a 5 anos de prisão

Durante a agressão, o irmão da vítima e uma vizinha ajudaram a mulher

Cotidiano

Exercícios físicos são essenciais para combater doenças que causam 60% das mortes prematuras na Capital

Dados do Boletim de Exercício Físico e DCNT de 2025 acendem alerta para abandonar o sedentarismo

Mundo

Emirados Árabes anunciam investimento de US$ 1,4 trilhão nos EUA; Trump agradece

Valor deve ser implementado pelos próximos dez anos no país norte-americano