Pular para o conteúdo
Polícia

Após morte de florista, delegada reforça importância de denunciar agressor

Após a morte de Regiane Fernandes de Farias, de 39 anos, assassinada pelo ex-namorado no sábado (18) em Campo Grande, a polícia reforça a importância das vítimas de violência doméstica denunciarem os agressores na primeira ameaça, no primeiro sinal de violência. O acusado, de 57 anos, continua na Santa Casa e deve ser preso preventivamente. […]
Arquivo -
Florista já havia sofrido violência por parte do ex-namorado (Leonardo França
Florista já havia sofrido violência por parte do ex-namorado (Leonardo França

Após a morte de Regiane Fernandes de Farias, de 39 anos, assassinada pelo ex-namorado no sábado (18) em , a polícia reforça a importância das vítimas de denunciarem os agressores na primeira ameaça, no primeiro sinal de violência. O acusado, de 57 anos, continua na Santa Casa e deve ser preso preventivamente.

A delegada titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Fernanda Félix, afirmou que o acusado, já preso em flagrante e sob escolta policial no hospital, deve ter a em flagrante convertida em preventiva. Ele responderá por (homicídio qualificado pela violência doméstica) e porte e posse irregular de arma de fogo.

A florista ainda não havia registrado nenhum boletim de ocorrência contra o ex, mas a delegada acredita que ela sofria violência doméstica. Amigos chegaram a relatar que ela reclamava de ciúmes e possessão por parte do homem, com quem conviveu menos de um ano e terminou em novembro. “O homem tem que respeitar sua ex e para os que não aceitam fim do relacionamento, que praticam violência doméstica, existe o vigor da lei”, afirmou.

A titular da delegacia que registrou só em 2019 8.086 boletins de ocorrência por violência doméstica, ressaltou a importância de denunciar o agressor logo no primeiro fato. Uma ameaça, um empurrão, uma agressão, tudo aquilo que configure violência física ou psicológica deve ser denunciado para a polícia. “É como um ciclo que, se a mulher não denuncia, pode acabar com um feminicídio”, afirmou a delegada Fernanda.

De 2018 para 2019 houve um aumento significativo no registro de boletins de ocorrência, de 7.415 para 8.086 segundo os dados da polícia. O fato pode estar ligado ao encorajamento das vítimas para que denunciem. Em Campo Grande os números de feminicídio reduziram de 7 em 2018 para 5 em 2019. Em todo o Estado foram registrados 18.689 casos de violência doméstica, praticamente 51 casos por dia.

Ainda conforme a delegada, em casos de reincidência o homem agressor pode passar a ser monitorado pela polícia, o que ajuda na proteção das vítimas, assim como as medidas protetivas. A pena para o feminicídio é uma das maiores, que varia de 12 a 30 anos de reclusão e os crimes enquadrados na Lei Maria da Penha são os que mais mantêm os acusados presos.

Primeiro feminicídio de 2020

O primeiro caso registrado de morte por violência doméstica em Campo Grande ocorreu no último sábado (18). Ela chegava para trabalhar na floricultura, quando o ex chegou ao local armado e atirou. A vítima foi atingida por disparos no pescoço e chegou a ser encaminhada para a Santa Casa de Campo Grande.

A vítima passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 17 horas. O autor dos disparos, de 57 anos, tentou se matar com um tiro na região do ouvido, mas foi socorrido e não corre risco de morrer.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
motociclista

VÍDEO: Motociclista morre em colisão contra carro no bairro Pioneiros

Réu por assassinato de locatário não tem data para ir a júri popular em Campo Grande

desfile

GALERIA: confira as fotografias do desfile cívico-militar do Dia da Independência

missa

Relíquia de Carlo Acutis, fio de cabelo do ‘santo da geração millennial’ causa emoção na Paróquia São Francisco

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Adolescente é morto a tiros e irmão fica ferido na Vila Nhanhá

“Sete de setembro faz parte da reflexão sobre a nossa história”, diz Riedel após desfile

Últimas Notícias

Polícia

PMs matam rapaz que teria ameaçado segurança de festa em Nova Alvorada do Sul

Na abordagem, os PMs perceberam tratar-se de uma pessoa armada com revólver e que poderia atirar contra eles

Esportes

Seleção feminina ganha do Japão e conquista medalha de bronze no Mundial de vôlei

Ponteira Gabi foi o destaque da partida com 35 pontos.

Trânsito

VÍDEO mostra impacto de acidente que matou motociclista em Corumbá

Endion Natividade Ribeiro, de 31 anos, morreu ao bater a motocicleta que pilotava em um poste

Polícia

Tentativa de abordagem de motociclista termina com PM atropelado no Tiradentes

Homem de 18 anos também foi atendido no local