Pular para o conteúdo
Polícia

Damas do Crime: investigações apontam liderança de execução do PCC por mulheres

Nas investigações da Operação Flashback II, que é realizada nesta terça-feira (28), foi descoberto um aumento expressivo de mulheres atuantes no PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação acontece em 11 estados incluindo Mato Grosso do Sul e cumpre 216 mandados. Conforme as investigações da Deic (Divisão Especial de Investigações de Capturas) de Alagoas, foi […]
Arquivo -

Nas investigações da Operação Flashback II, que é realizada nesta terça-feira (28), foi descoberto um aumento expressivo de mulheres atuantes no PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação acontece em 11 estados incluindo e cumpre 216 mandados.

Conforme as investigações da Deic (Divisão Especial de Investigações de Capturas) de Alagoas, foi observado o protagonismo das mulheres ligadas ao PCC. Assim também ocorreu um avanço na ocupação de cargos de liderança no organograma da facção.

Ainda segundo os levantamentos, as mulheres mostraram ter perfil violento igual ao dos homens da facção, inclusive para tarefas de execução nos tribunais do crime. Também as que possuem função de ‘disciplina’, conduzem normalmente os rituais, condenando ou absolvendo os condenados pelo PCC.

Além disso, é apontado que as ‘Damas do Crime’ aplicam as mais diversas penas, inclusive assassinando rivais ou mesmo membros transgressores do PCC. Com isso, foi constatado que o núcleo é composto por 18 mulheres e um só homem, ainda somado aos demais núcleos da operação, totalizam 39 mulheres alvos de mandados.

Assim, houve um aumento de 557% no número de mulheres alvos da operação nesta segunda fase, sendo que na primeira apenas 7 foram alvos. Em Mato Grosso do Sul, são cumpridos 16 mandados em 6 unidades prisionais. Ainda não há informação se são presídios femininos ou masculinos nem em quais cidades do Estado.

Operação Flashback II

Nesta segunda fase da Operação Flashback, os mandados são cumpridos em Mato Grosso do Sul, sede e base do PCC segundo as investigações, além de Ceará, Alagoas, Pernambuco, , Paraíba, Piauí, Paraná, e Minas Gerais. Assim, participaram, do cumprimento dos mandados, os Gaecos (Grupos de Atuação Especial de Combate ao ), as Polícias Civis e Militares, e as Secretarias de Ressocialização.

A operação nacional teve o apoio imprescindível da 17ª Vara Criminal de Maceió, que deferiu a expedição de todos os mandados judiciais. Ao todo, são 216 mandados de busca e apreensão e de prisão, distribuídos em 71 municípios. O propósito é desarticular a nova composição da facção que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem as ordens de ‘justiçamento’ para todo o Brasil.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Transferências cripto rápidas e privadas

Maioria do STF mantém prisão do ex-jogador Robinho

3ª edição da Corrida dos Poderes tem inscrições abertas nesta sexta

Secretário da Receita: campanha de fake news sobre Pix favoreceu crime organizado

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

loteria

Ninguém acerta e Mega-Sena pode pagar R$ 8 milhões

Últimas Notícias

Polícia

PRF apreende 703 Kg de maconha na BR-163

O preso disse ter pego o veículo com a droga em Dourados

Conteúdo de Marca

Pagamentos digitais no Brasil 2025

O ecossistema de pagamentos do Brasil entrou em uma nova fase.

Brasil

Defesa de Bolsonaro indica nove advogados para julgamento no STF

O julgamento será realizado pela Primeira Turma da Corte

Polícia

Adolescente é atendida em UPA com corpo incendiado

O caso foi registrado durante a quarta-feira na Depac