Pular para o conteúdo
Polícia

Damas do Crime: investigações apontam liderança de execução do PCC por mulheres

Nas investigações da Operação Flashback II, que é realizada nesta terça-feira (28), foi descoberto um aumento expressivo de mulheres atuantes no PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação acontece em 11 estados incluindo Mato Grosso do Sul e cumpre 216 mandados. Conforme as investigações da Deic (Divisão Especial de Investigações de Capturas) de Alagoas, foi […]
Arquivo -

Nas investigações da Operação Flashback II, que é realizada nesta terça-feira (28), foi descoberto um aumento expressivo de mulheres atuantes no PCC (Primeiro Comando da Capital). A operação acontece em 11 estados incluindo e cumpre 216 mandados.

Conforme as investigações da Deic (Divisão Especial de Investigações de Capturas) de Alagoas, foi observado o protagonismo das mulheres ligadas ao PCC. Assim também ocorreu um avanço na ocupação de cargos de liderança no organograma da facção.

Ainda segundo os levantamentos, as mulheres mostraram ter perfil violento igual ao dos homens da facção, inclusive para tarefas de execução nos tribunais do crime. Também as que possuem função de ‘disciplina’, conduzem normalmente os rituais, condenando ou absolvendo os condenados pelo PCC.

Além disso, é apontado que as ‘Damas do Crime’ aplicam as mais diversas penas, inclusive assassinando rivais ou mesmo membros transgressores do PCC. Com isso, foi constatado que o núcleo é composto por 18 mulheres e um só homem, ainda somado aos demais núcleos da operação, totalizam 39 mulheres alvos de mandados.

Assim, houve um aumento de 557% no número de mulheres alvos da operação nesta segunda fase, sendo que na primeira apenas 7 foram alvos. Em Mato Grosso do Sul, são cumpridos 16 mandados em 6 unidades prisionais. Ainda não há informação se são presídios femininos ou masculinos nem em quais cidades do Estado.

Operação Flashback II

Nesta segunda fase da Operação Flashback, os mandados são cumpridos em Mato Grosso do Sul, sede e base do PCC segundo as investigações, além de Ceará, Alagoas, Pernambuco, , Paraíba, Piauí, Paraná, e Minas Gerais. Assim, participaram, do cumprimento dos mandados, os Gaecos (Grupos de Atuação Especial de Combate ao ), as Polícias Civis e Militares, e as Secretarias de Ressocialização.

A operação nacional teve o apoio imprescindível da 17ª Vara Criminal de Maceió, que deferiu a expedição de todos os mandados judiciais. Ao todo, são 216 mandados de busca e apreensão e de prisão, distribuídos em 71 municípios. O propósito é desarticular a nova composição da facção que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem as ordens de ‘justiçamento’ para todo o .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A Investigação Defensiva como instrumento de equilíbrio de forças no processo penal

PM investiga mensagens de policiais que debocham da morte do papa Francisco

Responsáveis pelo Nasa Park 'somem' e família que perdeu tudo segue sem resposta 

morto prisão

Jovem alega que matou Ezequiel após ‘sumiço’ de 80 quilos de cocaína

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Após demolição, proprietário quer remover 10 moradores que ocupam área no Jardim Leblon

Últimas Notícias

Mundo

Marco Rubio anuncia redução de pessoal e de divisões do Departamento de Estado

Departamento dos Estados Unidos planeja reduzir em 15% o número de funcionários no pais

Polícia

Capataz que matou cunhado a tiros em fazenda é solto com tornozeleira eletrônica em MS

O homem passou por audiência de custódia nesta terça-feira

Cotidiano

‘Meu filho tem o direito de viver’: após diagnóstico de bronquiolite, mãe suplica por vaga em hospital

Bebê de 1 mês aguarda transferência para hospital na Capital

Cotidiano

Moradora denuncia área tomada por matagal no São Conrado: ‘ninguém vê mais a praça’

Iluminação foi furtada e academia ao ar livre está engolida por mato, conforme relato