Um arrendatário, 48 anos, foi multado em R$ 5 mil, nesta terça-feira (25), por desmatamento ilegal em área protegida de reserva legal localizada no distrito de Itahum, próximo a .

De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), o arrendatário rural realizou a supressão ilegal de 2.200 metros quadrados de vegetação nativa de cerrado, dentro de área protegida de reserva legal de uma fazenda.

O desmatamento ilegal ocorre há algum tempo e foi descoberto após analises de imagens feitas por satélites. Os agentes de PMA foram até a fazenda e constataram que no local já havia sido realizado o plantio de lavoura de trigo.

A madeira proveniente da vegetação desmatada já havia sio explorada pelo arrendatário. O infrator, que mora em Dourados, foi multado m R$ 5 mil, ele também responderá por crime ambiental com pena de um a três anos de detenção, pena agravada devido a infração ter ocorrido em área protegida por lei.

O infrator também foi notificado a apresentar um PRADA (Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada) junto ao órgão ambiental estadual.