O combate ao e contrabando que sai do Paraguai e atravessa Mato Grosso do Sul ganha um novo reforço. Foi inaugurada  nesta sexta-feira (11) a Base Náutica Interestadual Trarbach, no Rio Paraná, entre o ponto de partida das balsas de Porto Felício, em Querência do Norte (PR), e Porto Caiuá, em Naviraí ().

A base servirá de apoio para ações conjuntas entre as forças de segurança federal e estaduais que atuam no Mato Grosso do Sul e Paraná. “Hoje unimos esforços do com o Paraná e Mato Grosso do Sul para trazer segurança à região de fronteira com comunicação, equipamentos e recursos humanos. Teremos o efetivo federal, o Exército Brasileiro e os agentes dos dois estados trabalhando de forma coordenada na área operacional, na troca de informações e buscando ampliar o efetivo que atua nas áreas de fronteira”, destacou o ministro da Justiça e (MJSP), , durante cerimônia.

Também foi instalada uma torre de radiocomunicação do sistema digital, que irá permitir melhor intercâmbio nas informações entre os agentes policiais em operações no local.

Base Náutica Trarbach é inaugurada no Paraná para combater crime organizado

Combate a crimes

O patrulhamento das forças policiais dos dois estados cobre 50 quilômetros pelo Rio Paraná. O local é de intensa movimentação de organizações criminosas que atuam no contrabando de cigarro e no tráfico de drogas, segundo o coordenador-geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, Eduardo Bettini.

A expectativa é que a Base Trarbach também possibilite maior controle no combate a crimes ambientais, como na proteção aos Parques Nacional da Ilha Grande e do Parque Nacional do Rio e também a pesca predatória.

Em Mato Grosso do Sul, a começou a atuar em setembro de 2019. Até agosto de 2020, a atuação contribuiu para o prejuízo de R$ 678 milhões ao crime organizado e evitou o prejuízo de R$ 113 milhões aos cofres públicos. Além disso, houve a apreensão de 426 toneladas de drogas, 153 armas, mais de 10 mil celulares, 54 embarcações e 1.495 veículos.