Pular para o conteúdo
Polícia

Após troca de tiros, índios e segurança baleados, conflito por terras termina em Dourados

Após um dia tenso em Dourados, o conflito por terras que deixou três indígenas e um segurança feridos, terminou por volta das 18h desta sexta-feira (3). O segurança passou por cirurgia e está internado em estado grave no Hospital da Vida. Viatura do Corpo de Bombeiros e da imprensa chegaram a ser apedrejadas durante o […]
Arquivo -
Conflito terminou no final da tarde desta sexta. Foto: Marcos Morandi.
Conflito terminou no final da tarde desta sexta. Foto: Marcos Morandi.

Após um dia tenso em , o conflito por terras que deixou três indígenas e um segurança feridos, terminou por volta das 18h desta sexta-feira (3). O segurança passou por cirurgia e está internado em estado grave no Hospital da Vida. Viatura do Corpo de Bombeiros e da imprensa chegaram a ser apedrejadas durante o conflito.

De acordo com o comandante da Polícia Militar em Dourados, Carlos Silva, equipe da esteve no local e após conversas, conseguiu um acordo para liberar a Perimetral Norte, quando então os índios se dispersaram. “Agora a equipe faz rondas preventivas, mas tudo já foi controlado”, ressaltou o coronel, que definiu a situação como uma ‘ação violenta’.

O segurança ferido com um tiro foi socorrido pelos bombeiros e levado ao hospital em estado grave. Três indígenas também foram socorridos, sendo que dois deles tiveram ferimentos graves. Em meio à confusão, viatura do Corpo de Bombeiros foi apedrejada, assim como a da imprensa – que fazia a cobertura no momento.

Mesmo com a acusação de que os cerca de 50 indígenas estavam armados com revólveres, as lideranças negaram. “Estou com meu arco e flecha, em nenhum momento ameacei eles [policiais], que atiram sem motivo nenhum”, disse Arapoty, Guarani Kaiowá.

O comandante ainda afirma que o grupo não é de Dourados e diz que não vê a situação como uma disputa por terras. “São vários índios que não fazem parte nem da aldeia Bororó nem da Jaguapiru. Eles mesmos dizem que são de fora da cidade de Dourados, então não deveriam estar aqui provocando esse tipo de situação”, destacou.

No entanto, Arapoty afirma que o grupo é originário da região e luta pelos seus direitos. “Quando eles veem a gente reivindicar nossos direitos, eles dizem que nós estamos invadindo, nós não somos invasores, somos originários daqui”, ressaltou.

A Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e de Mato Grosso do Sul) se limitou a dizer que acompanha o caso. “A Sejusp informa que está acompanhando o movimento em Dourados. As forças policiais estão desenvolvendo no local, o trabalho de polícia preventiva”, disse em nota enviada à imprensa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Troca de ônibus sem aviso gera confusão entre passageiros na rodoviária de Campo Grande

bolsoaro ovando

Para Ovando, congelamento de R$ 31,3 bilhões não é a solução: ‘colapso da política econômica’

VÍDEO: Motorista realiza conversão de forma errada e é atingido por motociclista na Avenida Bandeirantes

Previsão indica tempo quente no fim de semana, mas mês de maio termina com frio intenso

Notícias mais lidas agora

Desvios na Educação: Nem funcionários conhecem empresa com venda milionária na gestão de Reinaldo

maquininha cartão

Viagens e compras mais caras: entenda os impactos do aumento do IOF em MS

Família que transportava cocaína de MS para outros estados do país é alvo da PF

Renato Augusto se despede do Flu e indica aposentadoria: ‘Encerro esse ciclo com gratidão’

Últimas Notícias

Polícia

Mais um: Funcionário é demitido e acusa academia famosa de homofobia e assédio em Campo Grande

Situação é semelhante ao caso de um professor de musculação que pede uma indenização de R$ 400 mil à academia

Transparência

Após ‘farra das empresas convidadas’, Terenos volta na mira por fraude em licitações

TCE-MS determinou que prefeito Henrique Budke (PSDB) suspenda contratos suspeitos

Brasil

Primeira arquidiocese criada no mundo pelo papa Leão XIV fica no interior de SP; veja onde é

Missa de instalação oficial está prevista para início de julho

Brasil

Governo Federal lança curso em tecnologia da informação com cinco mil vagas

Programa é gratuito e oferece bolsa de estudos