Foram dispensados dos cargos, a pedido, o agente Rudson Pedroso de Lima e o diretor Odair Marcelo Gomes Selles, que atuavam na (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco. Eles já foram prontamente substituídos e perderam os cargos pouco mais de um mês após a fuga em massa de internos daquela unidade.

As publicações foram feitas no Diário Oficial de desta terça-feira (21), assinadas pelo secretário Antônio Carlos Videira, da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). O diretor e o agente foram dispensados a pedido e também foi feita a designação de agente investigado, Milker Ribeiro Trindade, para cargo de inspetor de disciplina.

Após denúncias de maus-tratos, o agente teria ficado alguns meses afastados, mas por meio de liminar retornou ao serviço em outubro daquele ano. Dois meses depois ocorreu a fuga em massa da Unei. Deve assumir a direção do presídio o agente Odenir Alves de Sousa.

O processo contra Milker e outros seis agentes corre em segredo de justiça, por envolver adolescentes. Em 10 de maio de 2019 a juíza da Vara da Infância e Adolescência Katy Braun tinha concedido liminar a pedido do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para afastar sete agentes no total. A decisão para retorno dos agentes foi publicada em 29 de outubro.

Fuga em massa

Em 16 de dezembro, 26 internos fugiram da após renderem os agentes que trabalhavam naquela unidade. A fuga aconteceu durante a madrugada e um mês depois aproximadamente metade dos fugitivos teria sido recapturada.

Naquele dia, internos fingiram que brigavam e, quando os agentes foram ver o que estava acontecendo, encontraram vários adolescentes já fora da cela. Os funcionários foram rendidos e agredidos e os 26 fugiram. Após os fatos, várias reivindicações foram encaminhadas para a Sejusp, que prometeu fazer uma vistoria no prédio daquela Unei e solucionar os problemas pontuais evidenciados pelos agentes e familiares de internos.

*Matéria editada às 12h56 para correção de informações