Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Piloto sequestrado diz que desligou comunicação para evitar rastreamento

O piloto sequestrado Edmur Guimara Bernardes, 77, supostamente sequestrado na manhã de terça-feira (18) em Paranaíba, a 407 quilômetros da Capital, e encontrado em um aeroporto de Cáceres, no Mato Grosso, disse em entrevista que foi obrigado a desligar o transponder da aeronave para não ser rastreado e não manter comunicação com ninguém avisando que estaria […]
Arquivo -

O piloto sequestrado Edmur Guimara Bernardes, 77, supostamente sequestrado na manhã de terça-feira (18) em , a 407 quilômetros da Capital, e encontrado em um aeroporto de Cáceres, no Mato Grosso, disse em entrevista que foi obrigado a desligar o transponder da aeronave para não ser rastreado e não manter comunicação com ninguém avisando que estaria sendo levado por bandidos.

Edmur disse em entrevista ao site Destak Agora que na manhã do sequestro, dia 18, dois homens chegaram a sua casa afirmando serem Policiais Civis e que queriam revistar a sua residência para ver se não encontravam armas ou pessoas no imóvel.

Quando entraram na casa do piloto, os homens afirmaram que queriam o avião para resgatar um companheiro na Bolívia. A todo o momento, Edmur disse que tinha uma pistola apontada para a sua cabeça. A vítima foi obrigada a levar os bandidos até uma fazenda, que foi invadida pelos autores, que fizeram o gerente e os moradores reféns até a chegada e partida do avião, no Paraguai.

Edmur ainda disse que durante o trajeto até a fazenda no Paraguai foi obrigado a desligar o transponder para não ser rastreado e nem manter comunicação com ninguém. O piloto ainda disse que teria sido obrigado pelos membros da facção a voar a 3.500 pés para não ser visto. “Eles sabiam como funcionava o avião e entendiam sobre aviação”, disse Edmur.

Ainda segundo a entrevista dada pelo piloto o membro da facção foi resgatado na Bolívia, onde ele foi obrigado a pousar em uma pista clandestina. Depois do resgate, os membros da facção começaram a se desentender sobre a nova rota traçada. Eles teriam deixado Edmur sozinho na aeronave levando as chaves do hangar acreditando ser do avião.

Foi neste momento que o piloto fugiu e ligando novamente o transponder do avião conseguiu comunicação com Cáceres, no Mato Grosso, onde pousou e prestou depoimento ao delegado da cidade. Ele disse que não ficou com medo de morrer, já que os bandidos afirmaram que não iriam fazer nada com ele.

Roubo e sequestro

Bandidos invadiram o hangar para roubar um avião da marca Cessna 182 skylane, prefixo PR-NAL. O avião pertence a um empresário do ramo de automóveis em Paranaíba. Os bandidos renderam o segurança e o prenderam dentro de um quarto. Em seguida, mandaram que o piloto Edmur entrasse no avião, que tem capacidade para quatro passageiros, para pilotar a aeronave.

Edmur já teve envolvimento em casos de tráfico de drogas e contrabando. Em um dos casos mais antigos, foi detido pela Polícia Federal em setembro de 2000. A prisão aconteceu após a PF apreender 138 quilos de cocaína em um hangar, em Paranaíba. A droga pertencia a um pecuarista e seria transferida de um avião para o fundo falso de um caminhão. Na época, os suspeitos tentaram dizer que transportavam hormônios bovinos. Edmur era um dos responsáveis pelo descarregamento da droga em Paranaíba.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Eventos desportivos no Mato Grosso do Sul: futebol, torneios de luta e estrelas locais

Temporal com fortes ventos derruba árvores em Bonito

Quatro são presos em flagrante e caminhão roubado no Paraná é recuperado

PF fecha mais de mil empresas clandestinas de segurança privada

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Brindes corporativos estratégicos para empresas de Mato Grosso do Sul

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carreta e carro deixa motorista com graves ferimentos

Após o atendimento emergencial, ela foi removida ao Pronto Socorro

Esportes

Seleção de Vôlei bate República Checa e garante vaga nas oitavas do Mundial

O bloqueio brasileiro não conseguiu parar o ataque checo

Cotidiano

Corpo de jovem campo-grandense que se afogou no Rio Aquidauana é localizado

Era casado e pai de 2 filhas e sua esposa está grávida de mais um bebê

Polícia

VÍDEO: em segundos dupla furta moto estacionada no Chácara Cachoeira

No Bairro Chácara Cachoeira em Campo Grande, nesta segunda