Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Após confusão com PM, Guarda afirma que abordava suspeitos de furtar fios

Imagens registradas por um tenente-coronel da Polícia Militar mostram a confusão com a GCM (Guarda Civil Municipal) na noite do último sábado (14), em Campo Grande. O tenente, que interferiu em uma abordagem, chegou a dar voz de prisão aos guardas por abuso de poder, ameaça, usurpação da função pública e constrangimento ilegal. A confusão […]
Arquivo -
Confusão terminou na delegacia (Foto: Divulgação)
Confusão terminou na delegacia (Foto: Divulgação)

Imagens registradas por um tenente-coronel da mostram a confusão com a GCM (Guarda Civil Municipal) na noite do último sábado (14), em . O tenente, que interferiu em uma abordagem, chegou a dar voz de aos guardas por abuso de poder, ameaça, usurpação da função pública e constrangimento ilegal. A confusão terminou na delegacia de Polícia Civil. No boletim de ocorrência, a GCM afirmou que abordava dois suspeitos de furtar fios de cobre na região central.

O tenente estava em um carro descaracterizado e usando roupa de civil, pois segundo ele, já havia denúncia de que autoridades estariam agindo com ameaça na área central. Ele teria descido do carro, na avenida Afonso Pena, esquina com a 13 de maio, quando abordou os dois suspeitos, segundos antes abordados pela , dando início a confusão.

Com o celular na mão e filmando toda a ação, o tenente da PM questiona os dois rapazes sobre a ação da GCM, quando eles afirmam que foram ameaçados pelos guardas e não teriam cometido crime algum.

Segundo o relato da PM, na viatura da GCM estavam três guardas que abordaram os dois homens. O tenente durante o vídeo questiona o motivo da Guarda segurar os dois rapazes por 15 minutos, já que eles não eram suspeitos de crime. Um dos supervisores da equipe da Guarda respondeu ao tenente que eles poderiam fazer a abordagem, sendo que se identificou como comandante da área.

O tenente afirmou, conforme boletim de ocorrência, que os guardas ameaçavam os homens dizendo que se permanecessem na área central “dariam um tiro na perna deles” e que “a primeira abordagem seria de boa e a segunda eles iriam apanhar”, ordenando que não ficassem cuidando carros e nem pedindo dinheiro.

A PM também afirma que o guarda pegou sua arma no “intuito de intimidar as vítimas”. Nesse momento, o tenente da voz de prisão aos guardas. Minutos depois, conforme boletim de ocorrência, equipes da Guarda Municipal chegam em várias viaturas “freando bruscamente e desrespeitando a sinalização de trânsito”.

Outro lado

A GCM informou, em boletim de ocorrência, que as equipes realizavam patrulhamento contra o furto de fios de cobre na região e também visando identificar autores que estavam depredando as obras da rua 14 de Julho, momento em que visualizaram os dois suspeitos no canteiro central da Afonso Pena.

De acordo com a Guarda, os dois rapazes tinham características semelhantes das repassadas por populares. Ao verem a viatura, eles teriam se distanciado e levantaram suspeita, quando então foram abordados. A dupla afirmou que tinha passagem pela polícia por roubo e aguardou a checagem no sistema por 10 minutos.

Ao ser constatado que os dois tinham ficha criminal, mas não possuíam mandado de prisão em aberto, eles foram liberados. A GCM afirma que nesse momento o tenente atravessou a rua correndo e abordou a dupla. Segundos depois, deu ordem de prisão aos guardas e chegou a tirar o celular do supervisor que se preparava para acionar um superior.

Ninguém foi preso. Guarda Municipal e PM irão investigar o caso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mourão

‘Não aceito que venha meter o bedelho’, diz Mourão sobre tarifaço de Trump

Campo Grande deve receber aporte do Tesouro Nacional até três meses após ajuste fiscal

Com 8 deputados em home office, falta de internet atrasa sessão na Alems

Programa que paga produtores para conservar o Pantanal abre inscrições nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

axolote medicina cancer de mama 2

Cientistas descobrem novo superpoder de animal que vive no Bioparque Pantanal

Para 61%, Lula representa melhor o Brasil do que Bolsonaro, diz pesquisa

Últimas Notícias

Cotidiano

Desempregado? Feirão de empregos chega ao Jardim Canguru nesta terça-feira

O Cras (Centro de Referência em Assistência Social) do Bairro Canguru recebe o 36° Feirão de Empregos da Funsat (Fundação Social do Trabalho) na tarde desta terça-feira (15). O evento começa às 13h e vai até 16h. Este Cras foi polo do ‘Programa Mulheres Mil’, que formou 50 alunas no curso de assistente administrativo. Estas … Continued

Sem Categoria

Promotor cobra ‘prestação de contas’ das políticas para LGBTQIAPN+ em Amambai

De prefeito a delegado de polícia, autoridades vão precisar prestar informações sobre o que tem sido feito pelo grupo

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em quatro bairros de Campo Grande

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Conteúdo de Marca

Checklist Definitivo para Escolher a Chácara Ideal para seu Evento

Quer evitar surpresas desagradáveis ao alugar uma chácara para festas, casamentos ou confraternizações? Confira este checklist rápido com tudo o que você precisa avaliar: localização, estrutura, capacidade, preço, reputação e regras do espaço.