Pular para o conteúdo
Polícia

R$ 7 milhões: Polícia Federal volta às ruas em MS contra finanças do PCC

A Polícia Federal junto da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal deflagrou a operação Caixa-Forte, na manhã desta sexta-feira (9), contra facção criminosa no combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro por facção criminosa com atuação nacional. Quatro estados brasileiros estão entre os alvos, e um deles é Mato Grosso do Sul. São cumpridos […]
Arquivo -

A Polícia Federal junto da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal deflagrou a operação Caixa-Forte, na manhã desta sexta-feira (9), contra facção criminosa no combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro por facção criminosa com atuação nacional. Quatro estados brasileiros estão entre os alvos, e um deles é Mato Grosso do Sul.

São cumpridos 145 mandados sendo 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de sequestro de valores e bloqueio de contas bancárias em Minas Gerais, , Paraná e Mato Grosso do Sul, totalizando 18 cidades e unidades prisionais, onde seis dos alvos já se encontram recolhidos.

As investigações tiveram início em novembro de 2018 e identificaram a existência de uma seção estruturada dentro da facção, denominada “Geral do Progresso”. O setor era responsável por gerenciar o tráfico de drogas, distribuindo os entorpecentes que garantem o sustento da organização criminosa, bem como por orquestrar a lavagem de dinheiro dos valores oriundos dos crimes praticados.

Contas bancárias de pessoas estranhas ao grupo criminoso eram cooptadas para ocultar e dissimular a natureza ilícita do montante movimentado. A facção também utilizava o método de “depósitos fracionados” para lavar o dinheiro, realizando depósitos bancários de pequenas quantias em diversas contas, de forma a não se identificar o depositante e não ativar os gatilhos de comunicação de atividade suspeita às autoridades de controle de atividades financeiras (COAF), previstos na Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro.

Depois o dinheiro era transferido a outras contas ou mesmo sacado em terminais eletrônicos. Foram identificadas 45 contas bancárias, todas bloqueadas e com os valores sequestrados judicialmente. A movimentação financeira ultrapassou os R$ 7 milhões durante o período das investigações. Os números das contas eram enviados por integrantes de outro setor da facção, denominado “Resumo Integrado do Progresso dos Estados e Países”, responsável também pelo recebimento dos comprovantes para a realização da contabilidade geral dos valores movimentados.

Os presos estão sendo investigados pelos crimes de tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas cominadas podem chegar a 33 anos de prisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Com previsão de 13,5 mil toneladas e colheita em 96%, soja de MS desponta com taxação de Trump

Dólar fecha em queda em dia de refresco para divisas emergentes, mas sobe 0,61% na semana

Realidade Virtual: O Futuro do Entretenimento

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Guerra comercial: China acelera compras da soja brasileira

Últimas Notícias

Polícia

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

O suspeito ganhou liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica

Le Blog Maria Antonia

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Conhecido mundialmente por seu papel como o Dr. Mark Sloan em Grey’s Anatomy, o ator Eric Dane enfrentou um momento delicado ao anunciar que foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa e progressiva que afeta o sistema nervoso e compromete gradualmente os movimentos do corpo. Em entrevista à revista People, Dane compartilhou … Continued

Cotidiano

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

O peão ficou internado durante uma semana

MidiaMAIS

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Show será realizado neste mês de abril no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande